Foi descoberto 100 anos atrás, recuperado de um cargueiro romano naufragado.
Era usado pelos gregos para cálculos astronômicos. Coisas como eclipses, órbita de planetas e etc.
Uma equipe de cientistas gregos e britânicos reconstruiu a partir dos fragmentos, o modelo do que teria sido este computador de 2000 anos.
O que sobrou do Antikythera dá uma idéia da complexidade de seu mecanismo, revelando uma importante faceta dos antigos gregos. Um exemplo desta complexidade, é o movimento da Lua no céu que, devido à sua órbita elíptica, nosso satélite natural move-se mais rápido no céu em determinada época do mês. O Antikythera tinha 2 engrenagens para simular esta variação no movimento.
Além disso, acredita-se que o Antikythera possuía informações planetárias, como órbita e posição dos planetas no céu, nas diferentes épocas do ano. Os usos poderiam ser na agricultura, ou ainda marcariam festivais religiosos.
quinta-feira, 30 de novembro de 2006
Antikythera - um computador de 2000 anos
Postado por Skip às 12:45 PM 1 comentários
terça-feira, 21 de novembro de 2006
Ficando Virtual
Não é uma mensagem sobre o virus no Second Life. Caras, uma reunião hoje aqui no escritório do México me fez pensar muito.
Estamos ficando mais virtuais. A cada dia que passa. A parte mais crítica do escritório da empresa no México não é o servidor, nem os computadores, nem o armazém, nem o escritório em si. É seu link de Internet, ou mais precisamente, sua conexão de VPN.
Os emails dos mexicanos ficam no servidor brasileiro. O SAP no servidor americano. A ferramenta de automação de força de vendas na Austrália. O sistema de RH na Holanda. Metade dos funcionários estão fora do escritório, trabalhando através da VPN. Se eu desligar o servidor da rede, a única coisa que seria afetada é uma impressora laser. Que talvez levem alguns dias pra perceber, porque quase ninguém imprime algo. É tudo arquivo eletrônico.
Eu acho que estou ficando velho.
Postado por Skip às 10:18 PM 0 comentários
quinta-feira, 9 de novembro de 2006
O dia que o Google parou !!!
Não foi bem assim, mas poderia ter sido.
Acidentalmente, o Google mandou para cerca de 50.000 pessoas um virus. E se este acidente fosse para uma base maior de usuários ??? E se o virus ficou nos servidores do Google e cada pesquisa feita no site, fizesse um download do virus ????
Certamente que a coisa não é tão simples assim. O tráfego extra gerado por milhões de downloads simultâneos alertaria os administradores da rede do Google. Mas eu estou fazendo um exercício teórico.
O que aconteceria ao mundo se o Google parasse de funcionar ??? Digamos por 24 horas ... E se fosse um bug do Windows, que desligasse o sistema no dia 07/07/07 e religasse no dia 08/07/07 ???? Quanto tempo nossa sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, cada vez mais na "era da informação" ???
O que aconteceria de durante 24 horas não tivéssemos computadores no mundo ???
Postado por Skip às 3:09 PM 0 comentários
Novo super-portátil
Uma máquina com um processador de mais de 1GHz, com letal de LCD sensível ao toque, teclado embutido, 40 Gigabytes de disco e 512 Megas de memória RAM. Camera digital embutida completa a maquinha, que vem com Bluetooth e Wi-fi. Rodando XP.
É o Arima UM650UV1
Postado por Skip às 1:21 PM 0 comentários
quarta-feira, 8 de novembro de 2006
Enlouquecendo lentamente
Descobri que estou enlouquecendo lentamente.
A cada dia que passa a situação piora e fico mais louco. Minha razão se esvaiece. Minha agressividade aumenta. Meus instintos comandam cada vez mais as minhas ações.
Começo a ver e ouvir coisas que não existem. O Roberto Jefferson tá de volta ao cenário político. Sinto cheiro de pizza enquanto leio o jornal. Coisas surreais.
A prefeitura de São Caetano e a de São Paulo trabalham juntas pra acabar com as enchentes. Levantam uma ponte na Av. Pres. Wilson. Só que desviam todo o trânsito pra um mesmo local, provocando um congestionamento enorme num local já não muito sadio. A insanidade é total. O volante do meu carro apresenta marcas de mordidas.
Acho que ser louco é a única coisa que garante minha sanidade mental vivendo neste país de doido-varridos.
Postado por Skip às 11:48 AM 0 comentários