Em agosto de 1969, um programador no Bell Labs, que na época pertencia à gigante AT&T, decidiu que ia escrever um sistema operacional "de programador para programador".
Nascia assim o UNIX, um dos mais espetaculares softwares de todos os tempos, que deu origem a vários sistemas operacionais baseados nele e que ainda hoje é o "core" de sistemas operacionais de ponta, como o MacOS X da Apple e o Linux, claro.
O Ken Thompson conseguiu, durante as férias de verão da mulher e da filha, escrever um software revolucionário. Para isso, convidou um amigo "para pura diversão". Dennis Ritchie estava meio frustrado com o corte do projeto MULTICS no Bell Labs e os dois decidiram criar o UNICS, logo rebatizado como UNIX.
Numa época em que as grandes empresas criavam computadores menores, mas sem sistemas operacionais, era uma guerra como a que vemos hoje nos Navegadores. Hoje todos querem ter seu próprio navegador de internet, na época todos queriam seu próprio sistema operacional.
E o que o Unix tinha de tão especial ? Multitarefa. Um sistema que compartilhava o tempo do processador entre várias tarefas, alocando uma pequena quantidade de tempo para cada tarefa e ciclando as tarefas que ficavam numa fila. Basicamente o que todo sistema operacional faz hoje em dia. Viva os quarentões.
ATUALIZAÇÃO : http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2009/06/08/linha-do-tempo-unix-completa-40-anos/
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Outro "Quarentão" - o UNIX
Postado por Skip às 10:52 AM
Marcadores: tecnologia, velharias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário