sábado, 31 de julho de 2010

Eu também não sou um "gadget"...

Estou lendo "Gadget: você não é um aplicativo", tradução de "You are not a Gadget".

O autor, Jaron Lanier, é um dos caras influentes do Vale do Silício desde os anos 1980 e foi um dos primeiros a afirmar que a World Wide Web seria uma revolução mundial.

Neste livro, que ainda nem cheguei em um terço, Jaron descreve o mal da "consciência coletiva", a "Noosfera", ou o "Grande Cérebro" que a Internet está se transformando. Na verdade, fala mais das pessoas e do mal uso que fazemos da tecnologia, nos deixando escravizar pelas máquinas, pelos emails e pelos servidores da "Grande Nuvem". Conceitos interessantes. Meio "Matrix", meio "Teoria da Conspiração"...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Direitos de propriedade digital

Vi no Twitter um post, que me levou a um blog, que remetia a outro blog e a discussão é super-pertinente ao anúncio da Amazon que livros digitais vendem mais que em papel.

A Bia Kunze do podcast Garota Semfio (veja link na sessão Podcasts) postou no twitter o link para uma discussão relatada no Blog Juris Tantum sobre o assunto Livros Digitais e o direito que o comprador tem de emprestar ou até dar seus livros usados para alguém.

Eu mesmo tenho uma dúzia de coisas no meu Kindle (que leio no Blackberry). E agora fiquei pensando: se meu filho quiser ler um dos meus livros ? Dou minha senha pra ele ? E se ele comprar alguma coisa com minha conta "Buy with 1 click" ?? Como vou saber o que ele está comprando ???

Neste mesmo blog, há links pra outra discussão sobre jogos, que foram comprados on-line e que não podem ser vendidos. Não seria a hora de reformular toda essa história de propriedade intelectual ?

Vejam que eu não faço apologia a pirataria. Muito pelo contrário. Tenho 132 DVD´s de filmes variados em casa, e nenhum deles é pirata. TODOS meus softwares domésticos são licenciados. COMPREI a licença do MS-Office 2007.  Tenho a Nota Fiscal. E eu não autorizo meus filhos a piratear jogos de Wii. Nem destravei o console.

Eu acho que o pequeno desenvolvedor/cantor/ator/escritor/artista só tem uma chance se usar dos meios digitais para distribuir seu trabalho. E todo trabalho deve ser remunerado. Mas eu também quero dar um livro de presente a alguém, ou mesmo emprestar. Precisamos rever as permissões para podermos fazer isso urgente.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

500 milhões de amigos

Oficial. O Facebook atinge a marca de 500 milhões de usuários.

Meio bilhão de pessoas. Ou 28% dos Internautas do mundo todo. Nada mau pra um moleque que "colou" as idéias dos amigos da faculdade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

lista das top-30 profissões para 2018

30. Instrutor de Aeróbica e Fitness (cuidar de gordinhos)
29. Terapista Ocupacional (cuidar de velhinhos)
28. Técnico Ambiental
27. Conselheiro de Finanças pessoais
26. Fisioterapeuta
25. Pesquisador (eleitoral)
24. Engenheiros de Software
23. Farmacêuticos
22. Engenheiro Ambiental (segunda vez que aparece meio-ambiente)
21. Enfermeiros Ocupacionais (mais gente ficando velha, mais empregos)
20. Técnico de Conformidade (pra saber se está dentro das regras e especificações legais, ambientais, etc.)
19. Professor de auto-enriquecimento pessoal (aulas de culinária, literatura, artes)
18. Veterinários
17. Assistente de Fisioterapia
16. Enfermeiros
15. Engenheiros de aplicativos de software
14. Assistente odontológico
13. enfermeiro veterinário
12. Higienista dental
11. Auxiliar de fisioterapia
10. Treinador de Atletas
9. bioquímicos e biofísicos
8. Especialista em cuidados da pele
7. Auxiliar médico
6. Cientista médico
5. Analista financeiro
4. Auxiliar de Home-care (pra cuidar de velhinhos em casa)
3. Auxiliar de saúde doméstico (ajuda no banho, cozinhar, se vestir)
2. Analista de telecomunicação e Engenheiros de redes
1. Engenheiro Biomédico


http://www.boston.com/jobs/bighelp2010/fastest_growing_jobs_by_2018/

terça-feira, 6 de julho de 2010

Freakonomics Plus-Master-Mega-Fodástica

Um estudo da Universidade de Stanford diz poder prever os vencedores de uma Copa do Mundo com base no número de infecções de Toxoplasmose de um país. Qual a relação de uma coisa com outra ? Eu não faço a menor idéia.

Mas este "estudo" me fez lembrar do livro Freakonomics, que traz estatísticas e interpretações estatísticas muito interessantes, como por exemplo, a que diz que um traficante de Crack mora com a mãe. Ou a que lutadores de Sumô e professoras de Ohio tem comportamentos similares quando o assunto é o seu trabalho.

O estudo diz que das 25 seleções da FIFA, todas tem altas taxas de infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. E os 8 times que estão nas rodadas finais da Copa do Mundo 2010 são os que tiveram altas taxas de infecção.

A The Economist diz que a infecção pode provocar nos humanos algum traço de personalidade ainda não determinado. Sendo um parasita que se reproduz no estomago de felinos, nos humanos o parasita acaba indo parar no cérebro, e esta pode ser a razão de tantas vitórias no futebol. FREAK.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Internet influenciando a genética do cérebro ?

A Internet mudou sua genética. Mas você não ficou mais loura, nem ganhou olhos verdes, mesmo que todos na Internet tenham este perfil. O que estão dizendo por aí é que você pode preferir encontrar seus amigos do Facebook ao invés dos amigos do trabalho. Viver seu mundo "no virtual" ao invés de "na real".

Essa dependência de ficar conectado o tempo todo pode estar mudando a forma como o cérebro funciona, ou pode estar mudando o núcleo da sua personalidade. A dependência digital pode precisar ser tratada da mesma forma que outras dependências químicas.

Acho um exagero. As pessoas agora só tem mais um meio de fugir de suas frustrações. Só depende de alguma coisa quem não tem capacidade. Mas o que me deixa louco insano varrido é quando meu provedor de conexão pára de funcionar ;-))

comentando matéria do New York Times e @link_estadao

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dixit ganha "Spiel des Jahres" 2010

O Dixit levou o premio de "Spiel des Jahres" deste ano. Infelizmente não joguei ele ainda, mas de tudo que li e vi me pareceu merecido.