segunda-feira, 29 de junho de 2009

30 anos do Walkman

Lançado em 1 de Julho de 1979, o Walkman foi uma febre. Eu mesmo tive um, em 1980, que era "WOW".

A BBC fez uma experiência convencendo um jovem de 13 anos a trocar o iPod pelo Walkman. Foi hilário. O Walkman é um "comedor de baterias". "Levei 3 dias pra descobrir que a fita tinha outro lado". "Meu pai me disse que era grande, mas não imaginei tão grande".

Veja as piadinhas que os amigos fizeram aqui. O meu Walkman foi roubado, senão postaria a foto. Fotos no link do site da BBC.

sábado, 20 de junho de 2009

Sarney Sarnento

Será que um dia teremos um país de respeito ?

Eu fico pensando. E duvidando. Brasileiro gosta de sofrer, de ser humilhado, de ser "o coitadinho", sofredor. Não tem outra explicação.

O bigode mais famoso do país está de novo num cargo de relevância e ainda continua mandando e desmandando. Sem ninguém fazer nada. A filha então, foi bem educada nesta lama. O mordomo da casa dela é funcionário público, do Congresso. Ou seja, ela não paga o salário dele, mas nós pagamos. Improbidade. De novo. Só falta ser parente.

Na outra vida eu quero nascer Argentino. Chileno. Iraniano. Pelo menos no Irã o povo sai na rua e faz alguma coisa. Aqui na nação de bananas tá difícil.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Melhores Práticas

Eu venho dizendo isso faz tempo.

Usar as melhores práticas é o melhor remédio para a área de tecnologia. Veja o projeto que eu estou, por exemplo. O fornecedor recebeu tudo o que pedimos para customizar, na ordem que pedimos. Fez do jeito dele, aceitou mudanças sem falar com ninguém e o projeto sofreu um "scope creep" velado, ou seja, eu não sabia no que o fornecedor estava realmente trabalhando.

Eu via os nego trampando pacas, e nada de entregar customizações. Estavam fazendo as coisas erradas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um dia meu imposto vai valer a pena...

Eu não me importaria em pagar impostos desde que não precisasse pagar outras coisas.

Educação, por exemplo. Se os impostos que eu pago retornassem em boa educação para meus filhos, eu não teria que pagar pela escola. Houve um tempo que escola particular existia para péssimos alunos. Os bons, os melhores, estavam na escola pública. Agora parece ser o contrário. Minha mulher foi agredida por um de seus alunos na escola pública.

Outra despesa que tenho é o convênio médico. Eu não precisaria pagar por isso se a saúde pública prestasse. Meu pai diz que é associado do melhor sistema de saúde do país, o SUS, mas eu não concordo muito com essa visão. É que o velho tá aposentado e ficar numa fila pra ele é tranquilo, ou até, desejável. Pra mim é impossível.

Mas eu acho que as coisas vão melhorar. Eu acredito mais em nós agora do que no passado. Acho que vamos começar a escolher melhor nossos governantes. Aliás, precisamos fazer isso.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Outro "Quarentão" - o UNIX

Em agosto de 1969, um programador no Bell Labs, que na época pertencia à gigante AT&T, decidiu que ia escrever um sistema operacional "de programador para programador".

Nascia assim o UNIX, um dos mais espetaculares softwares de todos os tempos, que deu origem a vários sistemas operacionais baseados nele e que ainda hoje é o "core" de sistemas operacionais de ponta, como o MacOS X da Apple e o Linux, claro.



O Ken Thompson conseguiu, durante as férias de verão da mulher e da filha, escrever um software revolucionário. Para isso, convidou um amigo "para pura diversão". Dennis Ritchie estava meio frustrado com o corte do projeto MULTICS no Bell Labs e os dois decidiram criar o UNICS, logo rebatizado como UNIX.

Numa época em que as grandes empresas criavam computadores menores, mas sem sistemas operacionais, era uma guerra como a que vemos hoje nos Navegadores. Hoje todos querem ter seu próprio navegador de internet, na época todos queriam seu próprio sistema operacional.

E o que o Unix tinha de tão especial ? Multitarefa. Um sistema que compartilhava o tempo do processador entre várias tarefas, alocando uma pequena quantidade de tempo para cada tarefa e ciclando as tarefas que ficavam numa fila. Basicamente o que todo sistema operacional faz hoje em dia. Viva os quarentões.

ATUALIZAÇÃO : http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2009/06/08/linha-do-tempo-unix-completa-40-anos/