Eu sempre tive umas idéias esquisitas. Algumas disse publicamente, outras ficaram nem tão públicas assim. Outras nunca disse a ninguém, nem pra pessoa que dorme comigo. Ou seriam para aS pessoaS que dormeM comigo ??? Meu filho de 11 anos passou a noite na minha cama essa semana. Não que eu tenha dormido, mas ele sim.
Enfim, idéias estranhas nunca me faltaram, nem me fizeram falta. Fui claro ou estou imitando o Yoda de novo ? Mas o Scott Adams está ficando bizarro. Muito estranho entre os estranhos. Esta idéia dele que podemos evoluir e nos transformar em Robôs me pareceu ultra-estranha. Mas daí aparece alguém com um video no Youtube de sua esposa robô, e eu fiquei pensando...
Eu achava que eu tinha idéias estranhas.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Idéias Estranhas
Postado por Skip às 10:42 AM 0 comentários
Marcadores: hi-tech, mundo louco
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Outro quarentão
Em 09 de dezembro de 1968 o visionário Douglas Engelbart apresentava ao mundo uma revolução tecnológica: o mouse.
E era necessário explicar em detalhes o que aquele treco fazia, como o ponteiro funcionava. Era uma revolução tecnológica. Muitos criticaram, como sendo "um brinquedinho sem graça", mas a verdade é que hoje pouca gente usa computadores sem mouse. Eu mesmo não consigo mais.
Vejam o vídeo. http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7772376.stm
Postado por Skip às 4:41 PM 0 comentários
Marcadores: tecnologia, velharias
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Mercado muito louco
Estou vivendo uma nova fase da minha vida. Muito louca por sinal. Mais uma época de agito, com muito trabalho e pouca diversão.
Mas sei que não será assim pra sempre. Agora que as coisas estão ganhando forma e as pessoas aqui na Agência estão confiando no meu trabalho, vai começar a sobrar um tempinho pra postar coisas legais aqui.
Obrigado meus fiéis 4 leitores, que vira e mexe aparecem. Continuo vivo, operante e pensante, só o "comunicante" é que tá difícil. Valew.
Postado por Skip às 2:26 PM 0 comentários
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
80 blogs
A revista Época fez uma lista com os 80 Blogs que vc não pode perder. As listas são só pra assinantes, mas você pode seguir as linhas da foto de capa, de acordo com o assunto que mais interessa. É a importância da Web 2.0, que continua crescendo.
Postado por Skip às 12:24 PM 0 comentários
Marcadores: tecnologia, web 2.0
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Tecnologia X Pessoas
As pessoas sempre são o ponto falho das tecnologias. E se dermos inteligência demais às tecnologias, acabaremos escravizados por ela. Eu não sem viver sem Lotus Notes e Blackberry. Organizo minha vida por estas 2 coisas (que estão integradas entre si).
A NASA perdeu umas fitas com dados das missões Apollo (viagens à Lua) e que foram encontradas 2 anos atrás, mas não havia como ler as fitas porque o gravador delas, o IBM 729, do computador Mark V, não existe mais. Parece que o do museu de tecnologia de Sidney, Australia, teria condições de funcionar, passando por alguma reforma.
Pessoas perderam as fitas. Jogaram fora os gravadores IBM. E agora precisam restaurar um antigo gravador, do tamanho de uma geladeira grande, para poder recuperar dados que podem ser importantes para a pesquisa científica. Quem é refém de quem ?? As pessoas criam tecnologias, recriam, modernizam, e depois ficam escravizadas por ela. Ou será que tecnologias só existem porque existem pessoas dispostas a usá-las ???
Que empresa consegue viver sem tecnologia hoje ??? Especialmente no país que está levando o e-government para um nível mais alto. A legislação do SPED, aqui no Brasil, em poucos anos vai obrigar todas as empresas a ter um computador. Ou contratar quem tenha pelo menos um. E o imposto de renda para pessoas físicas ??? E a Urna Eletrônica ???
Postado por Skip às 9:39 AM 1 comentários
Marcadores: mundo louco, tecnologia, velharias
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Mais tecnologia "quarentona"
O laptop (que em 1968 nem tinha esse nome) completa 40 anos.
O inventor do projeto, chamado na época de "Dynabook" por ele, é Alan Kay. Um dos caras que trabalhavam na Xerox, que naquela época, por falta de visão administrativa, deixou escapar as maiores invenções para a concorrência.
Na visão original, seria uma máquina com peso estimado de 1 Kg (2 pounds), com resolução de 1 milhão de pixels (nada hoje em dia, mas 40 anos atrás...) e que serviria como potencializador das capacidades do seres humanos, para crianças aprenderem, por exemplo.
Nada mal advinhar a 40 anos, o que teríamos hoje em dia. Valew Kay.
OBS.: imagem da Wikipedia.
Postado por Skip às 11:31 AM 0 comentários
Marcadores: tecnologia, velharias
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Overdose de Informação
Eu preciso cancelar algumas assinaturas dos RSS que eu leio. Estou ficando saturado.
Hoje em dia com a facilidade trazida pela tecnologia, eu agrego 1284 blogs, podcasts, jornais, revistas e portais em 3 idiomas, de 8 países diferentes. Vou acabar louco.
Eu já não leio metade deles. Só marco como lido e passo para o próximo. Depois tem as notícias repetidas. Um portal solta uma nota e "bummer"!! A nota vai para vários portais, jornais e revistas. Assim, tem muita coisa que não leio.
E ainda tem as listas de discussão, mas estas são mais voltadas ao meu lazer e diversão. Ficam quietinhas lá no meu email e quando tenho mais tempo, dou um pitaco em alguma coisa.
Postado por Skip às 6:01 PM 0 comentários
Marcadores: tecnologia
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
O MS-Word completa 25 anos de existência
Postado por Skip às 7:33 PM 0 comentários
Marcadores: tecnologia, velharias
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
A JogaSampa
Parabéns aos organizadores. Sei como é difícil organizar um evento.
Acho que a FPT deixou frutos maduros e os jogadores de tabuleiro não são mais criaturas solitárias espalhadas pelo mundo. Os eventos em Brasília, Rio de Janeiro, Parnamirim (fica no Rio Grande do Norte, mas será que é assim que escreve ?) e muitos outros lugares do país me dão essa certeza.
A JogaSampa ontem mostrou a força do Hobby, a maturidade da coisa, atraindo jogadores de RPG para uma mesa de Citadels, e dando espaço a uma partida de RPG em meio aos tabuleiros.
Eu revi algumas pessoas, conheci novas pessoas e coloquei rostos associados a alguns emails da lista. Pessoas novas no Hobby, com o mesmo entusiasmo que eu tinha quando vi os novos jogos.
Ontem descobri porque Agricola desbancou o Puerto Rico. Joguei 2 seguidas. E vi o amigo CB vencer, por 2 pontos a mais que eu. Placar apertado. Depois fomos explorar. Jogos que para mim foram novidades boas, mas que são jogos "velhos conhecidos". Ubongo é bem interessante. Domaine é espetacular. Entraram na minha lista. O Race for the Galaxy, por outro lado, saiu da minha lista de aquisições. Sei lá. Achei parecido demais com o San Juan. A mesma sensação que tive com o Caylus: Magna Carta. Muito parecido com o Caylus.
Enfim, um dia muito legal, que desviou minha cabeça dos problemas profissionais e que me revigorou para mais uma temporada de luta. Espero ir na próxima JogaSampa. E que ela cresça muito. Obrigado a todos que participaram, e especial aos que jogaram comigo, contribuindo para um domingo bem aproveitado. Valew.
Postado por Skip às 9:38 AM 0 comentários
Marcadores: tabuleiro
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Frustração
Acho salutar receber um choque de realidade. Mas nem sempre é fácil digerir.
Eu sempre quis que meus filhos não tivessem as mesmas experiências ruins que eu tive no passado. Aquela história de crescer numa periferia, com recursos limitados. Eu tento oferecer de tudo aos meus filhos. Tudo de bom, claro, mas sem esquecer de mostrar a realidade da vida.
Das pessoas que vivem embaixo da ponte. Dos malacos, trombadinhas, drogados. Até prostitutas já viram e já expliquei os motivos e o conceito. Mas não preciso submeter os filhos a experiências ruins para que aprendam. Basta mostrar e explicar. Educar enfim. Aliás, a palavra educador originalmente significava "aquele que cuida".
Mas eu não estava preparado para ver o que eu vi. Eu não estava esperando. Não da escola. Não DESSA escola. Aquela que eu acreditei que fosse a melhor disponível. A melhor de todas. Fiquei completamente enraivecido ao ver a professora agredindo minha filha.
Na abertura da feira cultural da escola, durante uma apresentação dos alunos, eis que minha filha desce do palco e apressada, corre em frente a ele, inocentemente descumprindo uma regra básica que tinha sido martelada a semana toda "não passar em frente ao palco". Ela errou. E como punição, foi agarrada pelo braço e empurrada para o canto. Na frente de todos os amigos e das 400 pessoas ou mais que a escola atraiu para ver seu espetáculo. Que pra mim terminou naquele instante.
Confesso que minha vontade foi de arrancar a cabeça da professora ali mesmo. Justamente num momento em que a sociedade discute o excesso de Truculência, uma atitude dessas, totalmente desnecessária. Por um motivo que sinceramente, fica difícil achar gravidade. Mas em respeito a meu pai, que assistiu a cena e me pediu para não fazer nada, eu escolhi o caminho correto.
Reclamei ao diretor, que chamou seus assistentes e outros educadores e promoveram uma reunião de apaziguamento. Eu não quero ser apaziguado. Eu quero o sangue da professora. Quero esquartejá-la. Mas acabei ficando com um pedido de desculpas meio que atravessado. Vindo de uma pessoa que confessou ter "overreacted" a uma situação, e nem assim, conseguiu ser sincera. Não conseguiu ser humilde. E ainda tentou primeiro negar, mas eu estava na primeira fila, e pude ver quando a professora mostrou os dentes, no seu gesto de raiva. Um rosnado. Como um animal faria. Depois tentou dizer que minha atitude era "super-protetora". Logo eu, que apresento os fatos da vida como eles são. Com uma riqueza de detalhes que não deveria ser mostrada a uma criança. Mas mesmo assim, eu faço questão de fazer. Para que meus filhos tenham uma idéia do que é o mundo. Mas repito: não preciso atirar num filho meu pra mostrar que tiro mata!
Saí da reunião com um gosto amargo na boca. O gosto da insatisfação. O gosto de quem não conseguiu o que queria. Consegui uma meia-desculpa. Um esfarrapado "você tem que entender". Eu não tenho que entender porra nenhuma. Sou só um pai. Que tinha esperança de ver os filhos formados numa boa escola.
Fico eu aqui sangrando por dentro. Remoendo minha insatisfação.
Postado por Skip às 9:15 AM 0 comentários
Marcadores: Educação
terça-feira, 23 de setembro de 2008
O Android vem aí
Só esperamos que não vire "um doido". O novo sistema operacional para telefones 3G feito pelo Google chega num aparelho da HTC, operadora T-Mobile por US$ 199,00 - uma verdadeira merreca!
Postado por Skip às 12:49 PM 0 comentários
Marcadores: hi-tech, tecnologia
domingo, 14 de setembro de 2008
O Yahoo! reage
Eu não fui um "early adopter" do Google. Pelo contrário. Não segui o "hype" da época. A moda. E por que ? Porque eu tinha um provedor de serviços web bastante confiável. O Yahoo!
Buscas, email e hospedagem de site. O básico. Depois, quando comecei a bloggar, o blogger foi comprado pelo Google. O gmail chegou. O Google passou a fornecer muitos serviços. Fui aderindo.
Agora o Yahoo! esboça uma reação à perda de terreno. Decidiu abraçar um modelo "Open". Vai disponibilizar uma série de serviços sem a marca Yahoo! para que você possa colocar em seus sites. A idéia é que você em troca, permita que resultados de buscas feitas pelo Yahoo! apareçam no seu site, ou seja, eles ganhariam do mesmo jeito e multiplicariam o Yahoo! por vários sites Internet afora. O tempo dirá se será uma boa estratégia.
Postado por Skip às 12:25 PM 0 comentários
Marcadores: negócio, Opensource, tecnologia
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
é tudo um plano para as máquinas dominarem o mundo ....
... mas não fui eu quem disse isso, viu ? Foi o Agente Smith, aquele da Matrix.
Numa tentativa de dominar o mundo, os servidores do Google re-publicaram uma notícia de 6 anos atrás, dizendo que a United Airlines tinha falido. Daí, as ações despencaram.
A United Airlines acusou o jornal Chicago Tribune de irresponsável. E na verdade, o jornal não foi o responsável pelo erro. Foi o Googlebot. O "crawler" do Google garimpou a notícia como se ela fosse nova e colocou na primeira página do Google News.
É uma conspiração. Amanhã será a vez das notícias da Morte do Bill Gates e do Steve Jobs, a possível eleição do Lula e a explosão da taxa do dólar e do assassinato do Kennedy. Não percam.
Postado por Skip às 12:24 PM 0 comentários
Marcadores: mundo louco
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
O tempo voa quando estamos nos divertindo...
... e nem dá tempo de parar pra pensar muito no que fizemos. Mas olhando pra trás, vi que fiz muito. E olhando pra frente tem muito a ser feito.
Ultimamente eu só tenho tido tempo de pensar em trabalho. Preciso urgente dar uma espairecida. Jogar um pouquinho. Caminhar um pouquinho (fora de Sampa). Fazer alguma coisa diferente, que ocupe minha cabeça com outra coisa. To cansado.
Postado por Skip às 9:43 AM 1 comentários
Marcadores: corporativo
terça-feira, 26 de agosto de 2008
O que é inovação ?
Inovação é transformar uma idéia em alguma coisa concreta. Caso de sucesso : iPod.
O Steve Jobs pegou uma Apple esquecida e sumindo do mercado. Então veio o iPod. Se ele simplesmente vendesse o trequinho como um acessório do Mac, que era o plano original, a coisa não tinha funcionado.
Do ponto de vista de uma administração tradicional, um produto de algumas centenas de dólares frente a um produto de alguns milhares de dólares não teria a menor chance. Seria um acessório. Um Flash Drive de luxo. Um gadget para Mac-maníacos.
Mas o Jobs inventou todo um novo modelo de negócio. Vender o trequinho era só a ponta do iceberg. Vamos fazer uma continha rápida: o trem guarda 10500 músicas, mais ou menos. A US$ 0,99 (noventa e nove cents de dólar) cada uma, dá US$ 10.395,00. Somando os US$ 299 que custava quando foi lançado, US$ 10.695. Vezes 2 BILHÕES de unidades vendidas (pode ser mais, mas eu to chutando) vai dar US$ 21.388.000.000.000 (21 trilhões de dólares). Este é o faturamento bruto. Cada música custa à Apple US$ 0,69 (sessenta e nove cents). Nem todo mundo compra 10500 músicas. MAS, mesmo assim, deve dar um dinheirinho razoável no final das contas, na minha opinião.
Isso foi o que fez a diferença. Abriu caminho para o iMac, o iPhone e trouxe de volta a Apple ao cenário tecnológico. Fez com que o Safari fosse considerado como navegador de Internet sério. Terminou uma disputa judicial de anos com a gravadora Apple, dos Beatles. E colocou Steve Jobs como uma das pessoas mais influentes no mundo. Inovação é isso.
Postado por Skip às 8:03 AM 0 comentários
Marcadores: corporativo, tecnologia
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
nada a ver
Escrever por escrever. Registrar os pensamentos numa folha de papel (tá, é um blog na Internet, eu sei). Escrever sem pensar (muito) no que estou escrevendo.
Será iso um exercício ? Será um "repente" ? Será porra nenhuma ???
Eu acho que senti vontade de postar alguma coisa. Pelo simples prazer de fazer isso. Ou seria tédio ? Dia do rodízio... já li os emails, fiz o que tinha de ser feito. Agora é só esperar os outros chegarem para a reunião. Já repassei o "discurso". Powerpoint no ponto. Café.
Mais espera. Deve ser tédio mesmo. Pura falta do que fazer. Vou revisar meu plano estratégico que eu ganho mais.
Postado por Skip às 7:52 AM 0 comentários
Marcadores: corporativo, depressão, mundo louco, web 2.0
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Sinal dos tempos...
Quando eu era pequeno (sim, sim: faz tempo mesmo!) quem tinha telefone em casa era no mínimo um cara da classe média-alta. Telefones eram muito menos frequentes do que hoje. Agora, ninguém precisa de telefone em casa.
Cada membro da família tem seu próprio telefone, com número próprio e pronto ! Afinal, trabalhamos e estudamos e passeamos e viajamos. Quase nunca estamos em casa.
Mas e quando perdemos o celular ? E precisamos ligar pra ele para tentar acha-lo ?? Sem telefone em casa ficava mais difícil, até que o site www.phonemyphone.com apareceu e resolveu o problema.
Para isso servem os seres humanos. Sempre resolvendo problemas a medida em que aparecem. Mas eu nunca tinha imaginado que esse problema existiria um dia.
Postado por Skip às 8:21 AM 0 comentários
Marcadores: mundo louco, tecnologia
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Mouse é "quarentão"
E pensar que eu tinha muita dificuldade de pilotar este treco. Quando comecei usar mouse, eu usava a mão esquerda, onde tenho mais coordenação motora fina.
Já ouvi milhares de histórias, mas a que aconteceu comigo foi muito "interessante". Logo que o mouse estava começando, um diretor me liga no suporte técnico e pede pra eu dar uma ajuda que o "pedal" do micro dele não funcionava. Isso mesmo ! O cara colocou o mouse embaixo da mesa e tava tentando "acelerar" as coisas.
Hoje, quando tem mouse, é sem fio. Eu só uso o touch do Laptop, prefiro mil vezes. E com a mão direita :-))
Postado por Skip às 11:59 AM 0 comentários
Marcadores: velharias
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Desafio
Adoro desafios.
É o que mais me instiga nos meus hobbies todos. O desafio. Vencer no tabuleiro. Fazer menos que o par do campo.
Parece que encontrei um desafio dos grandes. Algo digno do meu tamanho :-))
Vou precisar de toda minha capacidade, meu intelecto, minhas habilidades sociais e minha calma. Não que eu tenha paciência com as coisas. Mas aqui precisa de uma mudança cultural. E isso só tem 2 jeitos de fazer: na calma, com apoio de todos, ou na porrada, mandando todo mundo embora.
O departamento de tecnologia não está alinhado ao negócio. Praticamente rema na direção contrária, ou rema cada um pra um lado. Mudar isso não é tão simples como parece a princípio. Exige foco, disciplina e habilidade. To adorando trabalhar aqui.
Postado por Skip às 3:35 PM 0 comentários
Marcadores: corporativo, Emprego, negócio
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Auditoria SOX
O bicho pega hoje.
O auditor nem sorri pra você. E ainda tenho que levar o cara pra almoçar. Vou mandar um vatapá nele que ele vai se arrepender.
A SOX, ou lei Sarbanes-Oxley, é uma lei americana que tem seus efeitos colaterais nas multinacionais instaladas aqui. Basicamente visa provar que a empresa tem controles para evitar fraudes. Quase igual à nossa legislação.
Mas eles estão começando agora, vão aprender com a gente. Eu tava até pensando em oferecer um convite ao Obama pra ele vir ao Brasil ver a Nota Fiscal. Quem sabe ele se anima.
Postado por Skip às 10:26 AM 0 comentários
Marcadores: carreira, corporativo, Emprego, mundo louco
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Mais um "trintão" na área ... O "Space Invaders".
Pois é. Eu continuo envelhecendo rápido.
O aniversariante de hoje é o "Space Invaders". Febre dos anos 80 no Atari. Ainda faz bastante suceso e é relativamente bem conhecido.
Postado por Skip às 3:49 PM 0 comentários
Marcadores: velharias, video-game
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Cade a depressão ?
Nada como emprego novo pra injetar ânimo. Faz um mês hoje que nem lembro o que é me sentir triste, desanimado.
Em primeiro lugar, a excitação pela novidade. Novo emprego, nova empresa, novos desafios. Depois o trabalho. Sempre me entreguei ao trabalho com paixão e sempre fui apaixonado pelo trabalho. Daí vem coisa nova, onde tenho que aprender muito, usar muito do que já tinha aprendido, estar sempre à frente e num terreno totalmente inexplorado, sem mapa, bússola ou GPS.
Eu nem lembrava da depressão, até que me flagrei irritado com o trânsito da sexta-feira e bateu uma sensação velha conhecida. Olhei pra frente, respirei fundo e segurei a onda lá em cima. Ainda mais hoje que é sexta-feira. Yyeess!
Postado por Skip às 9:01 AM 0 comentários
terça-feira, 29 de julho de 2008
Nós, os Brazucas ...
Ontem estava regressando com minha família do interior das Minas Gerais.
Saímos cedo, com a intenção de não chegar em Sampa bem na hora de maior trânsito na cidade. Só que em Betim, parou tudo. Acidente com 4 carros. Toda a pista bloqueada. Saí por uma rua lateral e consegui voltar ao caminho sem grandes problemas.
Para parar de novo mais adiante na BR-381. Uma carreta atravessada na pista, carga tóxica em perigo, outra interdição total.
A Polícia Rodoviária Federal, aproveitando um retorno 150 metros antes do acidente, providenciou a interdição de meia-pista no sentido contrário. A idéia era que os carros e caminhões pudessem passar pelo retorno, pegar a mão-contrária da rodovia até o próximo retorno. Seguiriam em fila única. MAS, a nação Brazuca nunca quer deixar ninguém na mão.
Levamos vantagem em tudo, certo ? Algum sujeitinho saiu da fila única para ultrapassar um caminhão e colidiu com outro carro que vinha em sentido contrário. Nova interdição. desta vez das 2 pistas da rodovia. UM ABSURDO !!! Quando será que teremos alguma educação ? Alguma noção de civilidade ? Algum senso de patriotismo ...
Será que posso ter esperança ?
Postado por Skip às 1:23 PM 0 comentários
Marcadores: Educação, mundo louco
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Emprego novo
Depois de 8 anos, sai da empresa em que eu estava feliz e sossegado para uma aventura por outro mercado, outra empresa e novos desafios.
Não sei se foi marasmo, muita porrada ou se a perspectiva de esperar outros 7 anos por uma promoção que me motivaram a sair. Pode ser também o salário mais alto, mas salário nunca é o principal fator que motiva alguém a trabalhar. Salário pode desmotivar. Mas motivar não.
O fato é que agora estou curtindo a mudança. Radical. De máquinas Dell para máquinas IBM. De teclado e softwares em Inglês para teclados e softwares em Português. Nova cultura organizacional, nova equipe, novos projetos e novos usuários, com expectativas diferentes, cultura diferente e principalmente ramo de negócio diferente. Vamos em frente, que a fila anda.
Postado por Skip às 5:57 PM 1 comentários
Marcadores: carreira, corporativo
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Mudanças
Mudança é a única coisa que não muda. Não existem dois ocasos iguais.
Frases de efeito, já bastante usadas. Mas representam a realidade. Este será um ano de grandes mudanças. A empresa foi comprada e ocorrerá uma fusão. E trabalhar numa empresa COM FUSÃO, é realmente muito difícil. Tudo muito confuso, nebuloso e muitas incertezas. Além da Central de Boatos fazer hora-extra ;-))
Por esta e outras razões decidi deixar a compania. Mas tem muita gente saindo, e a CONFUSÃO realmente nem começou. Será que os ratos estão abandonando o navio ??? Eu estou procurando novos desafios profissionais, e parece que encontrei um bem grande. Estou absolutamente motivado. Desafio é um combustível pra mim.
Postado por Skip às 8:38 AM 0 comentários
Marcadores: carreira, corporativo
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Férias é bom e eu gosto
Mas pena que duram pouco. Desfrutando raro momento na civilização, passeando na cidadezinha do interior do país, acesso precário à Internet, enfrentando uma realidade muito diferente do que estou acostumado na Megalópole.
Amanhã voltamos ao contato íntimo com a natureza, o fogão de lenha, comida orgânica, cultivada em horta ecologicamente correta. Pena que muitos não valorizam a simplicidade desta vidinha, onde o ruído mais alto vem de uma vaca num curral próximo.
Excelente oportunidade para "recarregar as baterias" para voltar com tudo ao trabalho e ainda, de quebra, esquecer que existe depressão.
Postado por Skip às 11:38 AM 0 comentários
Marcadores: carreira, depressão, eco-lógica
quinta-feira, 26 de junho de 2008
10 lugares mais poluídos do mundo
Meu blog virou uma coleção de listas. Mas achei viciante postar sobre isso. Esta aqui é da revista Popular Science. Os dez piores lugares pra se viver em termos de absorção de poluentes. Tem desde chumbo na água, até ar com partículas cancerígenas. Acho que vou desistir da viagem pra Itália.
1) Milão - Itália.
2) Norilsk - Russia.
3) Pittsburgh - EUA.
4) Cidade do México - México.
5) Dakar - Senegal.
6) Sumgayit - Azerbaijão.
7) Linfen - China.
8) La Oroya - Peru.
9) Cubatão - Brazil.
10) Kabwe - Zambia.
Com uma diversidade geográfica dessas, não é de estranhar que o clima esteja meio louco.
Postado por Skip às 11:22 AM 0 comentários
Marcadores: eco-lógica, mundo louco
terça-feira, 24 de junho de 2008
A SAP e a ecologia
Acabei de receber um folheto da SAP dizendo que eles mudaram para o chamado "prédio verde".
O folheto diz pouco sobre o prédio em si, mas parece ser mais eficiente em termos de consumo do ar condicionado e de energia elétrica. Além de pouco impacto no seu entorno. Fala em sustentabilidade do negócio dos clientes dela, SAP, e sustentabilidade do meio-ambiente.
Mas me mandaram a informação pelo correio, que com certeza consumiu gasolina (ou diesel). Num folheto em papel, que mesmo sendo reciclado, eu tenho que jogar fora. O papel tem tinta pacas, que é um processo químico de fabricação que deixa resíduos no meio ambiente. Veio num envelope de plástico transparente, que também tem que ser jogado fora, com uma etiqueta impressa com o endereço, selo dos correios com carimbo de Itapecerica da Serra.
Por isso acho que essa onde de ecologia é tudo papo-furado. É só campanha de marketing. É nego tentando aparecer e faturar uma graninha em cima de um conceito que a sociedade ainda não entende totalmente.
Por que não fizeram isso por email ? A desculpa é que mais da metade ficaria barrada num filtro anti-spam da vida. Mas já tem softwares que medem isso. Empresas especializadas em enviar email em massa e controlar o que aconteceu, quem recebeu, etc. Outra saída seria mensagem telefônica. Até político usa isso em campanha, porque não a poderosa SAP ??? Um simples carimbo nos seus documentos fiscais com o novo endereço já resolveria o problema. Mensagem no site que é um prédio ecológico forneceria propaganda para o fato, sem realmente agredir o meio ambiente.
Isso não é ecologia. É campanha de marketing. E ruim, porque achei o folheto bem vagaba, com o endereço novo sem destaque. Uma bosta total.
Postado por Skip às 11:35 AM 0 comentários
Marcadores: corporativo, eco-lógica
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Listinhas para o chefe
5 coisas para sempre dizer a seu chefe:
- Sempre a verdade
- Suas idéias
- O que você quer
- Não
- Seus sucessos
- Só aspectos técnicos e nada relacionado a negócios
- Só há uma solução
- Opiniões ruins sobre os colegas de trabalho
- Isso não tem jeito
- Uma surpresa
Postado por Skip às 1:47 PM 0 comentários
Marcadores: corporativo
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Hackeando a cafeteira
Dispositivos ditos inteligentes, modernosos, cheios de opções pré-programadas estão cada vez mais em moda. É a era dos Jetsons finalmente à nossa porta.
Só que a nova cafeteira Jura F9, com seu kit de acesso à Internet e sua operação totalmente automática tem alguma inconveniência. Ela pode ser hackeada, e certas funções reprogramadas, como acrescentar água no café, ou interrupção total do serviço. Ainda permite que se use seu sistema Windows XP como access point para uma rede sem-fio.
Coloquem firewall nas suas cafeteiras, meus 2 fiéis leitores. Não esqueçam da torradeira, geladeira, micro-ondas, ....
Postado por Skip às 8:32 AM 0 comentários
Marcadores: tecnologia
terça-feira, 10 de junho de 2008
15 fatos que mudaram a tecnologia
Mais uma listinha direto da Computerworld. Desta vez, eles compilaram 15 fatores que mudaram a tecnologia. Eu vou apenas citá-los aqui. Deixo pra que vocês, meus fiéis 2 leitores, procurem mais ou entrem em contato comigo para saber mais. Falta tempo, sabem como é ...
Compra da NeXt pela Apple trouxe de volta o Steve Jobs, que revolucionou a Apple com o iMac, o iPod e agora o iPhone.
Em 1980, Software proprietário da impressora Xerox motivou Richard Stallman a criar o projeto GNU e o desenvolvimento do OpenSource
Microsoft escapa da decisão judicial que a dividiria em 2 empresas separadas. Uma de sistema operacional e outra de softwares aplicativos.
A Handspring, criada por funcionários dissidentes da Palm, cria um modelo de Palm que recebe ligações telefônicas (oTREO), forçando a Palm a comprá-la para se manter no mercado.
Um SPAM lançado na ARPAnet em 1970 forçou os militares a criarem uma rede própria, deixando a ARPAnet se transformar na Internet.
O domínio do pacote Office e o surgimento dos "Suites" Integrados, ou pacotes. O velho Bill aproveitou uma cochilada e, em 1989, lançou produtos para a interface gráfica que acabava de nascer, o Windows, antes que todo mundo.
A ressureição da IBM, que em 1992 declarou prejuízos de US$ 4,8 Bilhões. Se re-inventou, deu foco a serviços e não produtos e continua uma gigante no setor.
A comunidade Linux bate a SCO. Em 2003, a moribunda SCO entra na justiça americana alegando que era proprietária de diversas partes do código fonte do Linux. Não só o código foi totalmente substituído pelos milhões de programadores da comunidade por código totalmente novo, como os advogados de IBM, Novell, Red Hat, CA e outras empresas simplesmente fuzilaram os argumentos dos advogados da SCO (misteriosamente, os mesmos da Micro$oft). O Linux sai dessa confusão mais forte e mais popular.
A Intel em 1999 esfarela a barreira do Gigahertz com o Pentium M. Os processadores geravam muito calor para poderem ser mais rápidos. Até que o israelense Mooly Eden projetou um chip radicalmente novo.
ARPAnet já tinha pornografia. Em 1973, na Universidade do Sul da California, Alexander Sawchuk testava um algoritmo de compressão de imagens e usou uma foto da miss Playboy 1972, Lenna Sjööblom.
Abrir email na Internet era impossível até que a microsoft desenvolveu uma interação com o Internet Explorer asíncrona. GMail, GoogleMaps, Facebook devem sua existência ao Ajax da microsoft.
A queda do Netware como padrão de sistema operacional de rede parecia impossível, mas a resistência da Novell em adotar o TCP/IP como protocolo padrão (já era o padrão da Internet) e que vinha nativo no Windows NT, fez com que sua hegemonia acabasse.
O IT fica mais responsável, através da lei Sabannes-Oxley, em 2002, que fez do gerente de TI o co-responsável por qualquer falcatrua na contabilidade das empresas, já que é através de sistemas informatizados que a contabilidade é processada hoje em dia.
A Apple se rende ao chip Intel e acaba com 20 anos de história do "Think Different". Hoje qualquer microcomputador usa arquitetura Intel.
Terceirização fica globalizada por causa do antes famoso "bug do milênio". No desespero, milhares de empresas começam a descobrir em outros países, mão-de-obra bastante qualificada.
Postado por Skip às 3:42 PM 0 comentários
Marcadores: tecnologia, velharias
segunda-feira, 9 de junho de 2008
A vida com depressão (parte 3)
As inconstâncias de humor marcam o quadro geral. Fim de semana jóia, recheado com eventos familiares bacaninhas, revendo primos e primas que há muito tempo não via. Além de filar uma bóia excelente no sábado. Humor lá em cima.
Filha sob suspeita de estar sofrendo humilhação na escola. Me sinto péssimo desde ontem à noite. Mas muito mais do que seria considerado "normal". Fiquei arrasado, com um puta sentimento de culpa. Levei 15 minutos pra sair da cama de manhã. Uma lástima.
Mas como decidi brigar sem ajuda de ninguém, vamos em frente. Consegui escrever este post e falar bom dia pro porteiro. O resto tá difícil.
Postado por Skip às 11:27 AM 0 comentários
Marcadores: depressão
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Mais um aniversariante ilustre
Dia 8 de junho de 1978 a Intel lançava o seu primeiro processador de 16 bits, o 8086.
A partir daí, basta acompanhar a evolução. Processadores lendários foram baseados na arquitetura x86, como o 80486, o Pentium e o AMD Athlon.
E o mais impressionante é que esta arquitetura ainda é top de linha, mesmo depois de 30 anos. E outra coisa que não é tão impressionante, é que eu estou ficando muito velho mesmo porque toda tecnologia que conheço tem 30 anos ou mais :-))
Postado por Skip às 11:49 AM 0 comentários
Marcadores: tecnologia, velharias
quarta-feira, 4 de junho de 2008
OpenSource no Trabalho
Dia 01/06/2008, Mike Kavis colocou em seu blog o resultado de um teste que ele fez desde maio/2007.
Segundo ele, depois de 2 BSOD's (a famosa tela azul da morte) e vários bugs com o Outlook, ele colocou um Ubunto no laptop de trabalho dele. Começou assim o desafio de usar OpenSource no trabalho e ser produtivo.
A experiência dele foi bastante positiva. Passou o ano todo trocando arquivos com o MS-Office com sucesso, abriu emails com o Thunderbird e navegou na Internet com Firefox. Viajou dentro dos Estados Unidos e para a Europa usando sua conexão Wi-Fi e inclusive deu palestras usando o OpenOffice Impress. Tudo isso sem problemas.
Só não conseguiu ficar 100% na plataforma por causa do formato proprietário do Visio e um ou outro site que só funcionavam com IE. Mas isso, segundo Mike, representou menos de 5% de todo o trabalho que realizou. Parece que o sonho do Linux no desktop esta finalmente virando realidade. Uma alternativa viável para os produtos da toda-poderosa Micro$oft.
Postado por Skip às 12:00 PM 0 comentários
Marcadores: Linux, Micro$oft, Opensource
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Educação em Ruínas
Eu ouvi uma notícia no rádio esta manhã que me deixou estarrecido. O Estado de São Paulo ficou com média 1,41 (numa escala que vai até 10 - isso mesmo - DEZ) num teste promovido pelo ministério da educação, que eu, é claro, não lembro agora qual é. O cara da Bandnews FM tava lendo uma notícia do jornal, de um colunista também da rádio, e eu fiquei imaginando....
Será que o governo do PSDB tá fazendo isso deliberadamente ? Assim não teriam concorrentes sérios para o posto de "cultos", "elite pensante" ou qualquer outro termo que vc possa imaginar. Falo por piada, mas bem que poderia ser.
Teoria da Conspiração: vamos manter todos semi-analfabetos, assim podemos manobrá-los facilmente. Mais ou menos o que o governo do PT faz com o país promovendo estas esmolas baratas, tipo bolsa-escola, bolsa-parto e coisas assim. Todo mundo ganha uns troquinhos sem precisar trabalhar e continua votando no PT pra sempre, pra poder continuar na mamata do governo. Vamos dar as migalhas pra poder comermos o bolo.
Postado por Skip às 6:47 PM 0 comentários
Marcadores: Educação
quarta-feira, 28 de maio de 2008
"O banheiro está quebrado"
Esta frase pode parecer ridícula quando é no boteco da esquina. Mas pode virar um puta problema se o banheiro em questão for o da estação espacial.
Imagina a cena. Várias "coisas" flutuando a sua volta. E você apertado pra fazer mais "coisas", só que a milhares de quilometros de outro banheiro. E o próximo "onibus" leva meses pra sair da garagem e ir ao teu auxílio.... vida dura esta de astronauta.
Postado por Skip às 2:53 PM 0 comentários
Marcadores: mundo louco
Ferramentas de segurança (grátis)
Hoje em dia a Internet é um mundo selvagem. Sua natureza aberta (e DEVE ser assim) permite que pessoas "do mal" abusem disso. E abusam da inocência de alguns para atingir muitos.
Minha lista básica de ferramentas de segurança inclui:
Antivirus -> Use o Avast Antivirus. É leve, fácil de usar e tem uma versão Home Free.
Antispyware -> Além do AD Aware e do Spybot, tem o HijackThis da Trend. Cobre pontos que o AD Aware e o Spybot (que na verdade devem ser usados em conjunto) não cobrem. Provávelmente tenha que se usar os 3.
Rootkits -> Rootkits são ferramentas que exploram sua máquina sem você saber, dando acesso à sua máquina para hackers de qualquer lugar. O BlackLight Rootkit Eliminator procura por processos escondidos na sua máquina, protegendo você desta ameaça.
Firewall -> O que vem com o Windows não é tão bom assim. Comodo Firewall Pro, deixa você mais tranquilo.
Privacidade -> Para manter a privacidade de onde vc navega, CCleaner faz 2 coisas: mantém seus rastros fora do computador e mantém sua máquina livre de tralhas desnecessárias, como arquivos temporários não necessários, arquivos de log do windows sem uso e coisas assim.
Além disso, recomendo que navegue usando o Firefox (menos vulnerável que o Internet Explorer), e se o fizer, sugiro que use nas Opções de Segurança, a proteção contra malware, onde o Firefox avisa se encontra código malicioso embutido em alguma página por onde navegue.
Cuidado. Seja sempre atento quando navegar. Só aceite pessoas no MSN que vc tenha certeza que conhece, preste atenção no comportamento do site do banco, use Paypal para seus pagamentos na Internet, evitando distribuir o número do seu cartão de crédito por aí e desconfie de promessas milagrosas, admiradores secretos e emails do governo. Eles tem seus dados, mas nem sempre usam isso pra entrar em contato com você.
Postado por Skip às 9:06 AM 0 comentários
Marcadores: Opensource
terça-feira, 27 de maio de 2008
Vida em depressão (parte 2)
Hoje foi difícil largar a cama. Me aprontar pra sair e realmente sair levou mais de uma hora. Muito mais do que meus habituais 20 minutos.
Depois do almoço melhorou muito. Será que depende do que eu como ??? Vamos ao Google ...
Postado por Skip às 3:26 PM 0 comentários
Marcadores: depressão
domingo, 25 de maio de 2008
A vida com depressão
Hoje foi um teste bastante bom.
Fui à casa do meu pai. Casa esta em que ele viveu com minha mãe durante 30 anos, 16 dos quais eu também estava por lá. Foi triste, como sempre, mas não fiquei tão derrubado como costumava.
Isso foi bom. Acho que foi um bom teste. Serviu pra mostrar a mim mesmo que é possível viver com esta porcaria sem o uso de medicamentos. Basta um esforço adicional e uma atitude mental correta. Acho que não é fácil e talvez não seja indicado pra casos mais graves que o meu.
Todo dia de manhã continuo tendo que fazer um esforço pra sair da cama. Alguns dias menos esforço, outros dias mais esforço. Mas sempre dá aquela vontade de me deixar largado na cama o dia todo. Enfrentar o almoço no meu pai sem ter ficado completamente arrasado me deu forças.
Vamos ver agora o que vem pela frente.
Postado por Skip às 9:01 PM 0 comentários
Marcadores: depressão
quarta-feira, 21 de maio de 2008
O jogo do mijão
Este é pra quem gosta de cerveja, video-game e dar uma boa mijada.
O jogo "Place to Pee", montado num urinol instalado em um daqueles banheiros portáteis, consiste em acertar sensores instalados que controlam o jogo. Existem 2 jogos possíveis: descer a montanha esquiando ou acertar alienígenas espaciais.
Dá pra jogar em 2 pessoas, embora o risco de sair "molhado" da brincadeira exista. E mulher também pode jogar, através de cones de papel especialmente desenhados pra isso.
Postado por Skip às 4:45 PM 0 comentários
Marcadores: hi-tech, mundo louco, video-game
sábado, 17 de maio de 2008
Cérebro e Depressão
Eu sempre cultuei o cérebro. Pra mim, o músculo mais importante do corpo. Mais importante que o músculo cardíaco. Tive sempre uma paixão por conhecer pessoas com cérebros brilhantes, diferentes, pessoas que tem um olhar diferente sobre o mundo. Pessoas que sabem usar seu cérebro com muita habilidade e propriedade.
Lembrei de minha tia-avó, com Alzheimer. Ela foi perdendo a batalha pro cérebro dela. Ela tentava se lembrar das coisas, ser mais lúcida. Dizia sempre "Ai, que bom!" quando alguém se esquecia de algo, porque a fazia sentir-se melhor. No fim da vida só dizia pra mim "O Senhor veio me buscar ?", nem lembrava mais quem eu era.
Hoje eu travo uma batalha contra meu cérebro. Irônico. Muito irônico. Eu que sempre desprezei quem usa a cabeça só pra cultivar cabelo, eu que exercitei tanto meu cérebro. Agora tenho que ganhar dele. Vencer a depressão.
Sei que meus 2 leitores devem dizer "ah, toma remédio", ou ainda "vai ao médico". Mas na geração Internet, quem garante que médico não cola na faculdade ?? Eu fui. Na verdade 2 "terapeutas". Não sei dizer se são médicos, mas pessoas se trataram de depressão com esses caras. Os dois me diagnosticaram como "depressivo".
Justo eu que acho que depressão é coisa de "viado". Frescura. Bobagem. Coisa de gente fraca, coisa de pessoas que usam mal o cérebro que tem. Irônico. Daí vem minha decisão: vou lutar. Sem remédio, sem terapeuta. Só eu e o que restou do meu cérebro.
Postado por Skip às 11:58 PM 5 comentários
Marcadores: depressão, mundo louco
domingo, 4 de maio de 2008
Mais um aniversário curioso
O programa "Hello World", que foi o primeiro programa de muita gente que eu conheço, e inclusive o meu, completa 30 anos. Apareceu pela primeira vez num livro que ensina programação C, em 1978.
E neste site AQUI, uma coletânea do famoso programinha em 366 linguagens de programação diferentes. Divirtam-se.
Postado por Skip às 3:20 PM 0 comentários
Marcadores: velharias
terça-feira, 29 de abril de 2008
Garimpo Urbano
Estava lendo uma reportagem da folha e me dei conta que eu devo ter uma graninha pra cachaça guardada num armário lá em casa. Trata-se de 5 aparelhos celulares sem uso, obsoletos. Se eu juntar a isso diversos componentes eletrônicos, como um drive de disquetes de 5 1/4'', um hand-scanner, placas de rede, cabos flat, HD's e outros cacarecos, a graninha pra cachaça poderia virar algo mais "palpável". Um almoço talvez.
De cada tonelada de minério extraída de uma mina, encontram-se cerca de 5 gramas de ouro. De cada tonelada de lixo eletrônico encontram-se cerca de 150 gramas de ouro, além de quase 100 kilos de cobre, 3 kilos de prata e outros metais. Isso só falando do aspecto econômico da coisa, sem falar do apelo ecológico, tanto retirando lixo do planeta, quanto evitando estragos feitos em áreas de mineração, onde derrubam árvores, criam verdadeiros desastres ambientais para tirar parcas 5 gramas por tonelada. Vou virar garimpeiro urbano.
Postado por Skip às 11:33 AM 0 comentários
Marcadores: mundo louco
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Web 2.0 X Putaria
E a Web 2.0 chegou no mais prolífico mercado: pornografia.
O site da moda nos EUA é um site que descreve cenas de sexo para cegos. Chamado Porn for the Blind (Pornô para Cegos), o site teve mais de 150 mil visitantes esta semana. A brincadeira consiste em voluntários gravarem arquivos de áudio, descrevendo o que veem em outros sites da Internet.
Das cores dos lençóis às poses e aos movimentos dos "atores", o voluntário grava tudo em áudio e os usuários do site podem então, imaginar o que está acontecendo, com base nas descrições feitas. Tudo em nome do prazer.
E detalhe, o site não tem imagens, arquivos em vídeo, banners de propaganda, etc. Supostamente não é necessário, claro. Só iria atrapalhar os programas sintetizadores usados pelos deficientes visuais. Bastam os links para os arquivos em MP3.
Postado por Skip às 11:01 AM 0 comentários
Marcadores: web 2.0
terça-feira, 22 de abril de 2008
Dia da Terra
Como o mundo da tecnologia da informação pode contribuir:
1) Virtualização e consolidação -> tecnologia "da moda". Virtualize o que for possível. Virtualizar significa colocar mais serviços numa mesma máquina. Sendo assim, teremos menos consumo de energia, não só da máquina em si, como também dos sistemas de resfriamento. Um datacenter cheio de computadores gera MUITO calor. Menos máquinas, menos energia gasta em ar condicionado.
2) Sistemas de refrigeração mais inteligentes, que consumam menos e refrigerem mais, sem poluentes jogados na atmosfera (livre de CFC). A Sun Microsystems bolou um método onde os servidores todos ficam alinhados, soltando calor sempre do mesmo lado, permitindo que um único duto de ar condicionado resfrie todos de uma vez.
3) Meça e otimize -> utilize métricas e objetivos constantes de redução de consumo de energia, por exemplo, economizando dinheiro pra empresa e protegendo o meio ambiente. Cumprida as metas, realinhe e proponha novo objetivo de redução, não só nos servidores ou no datacenter, mas estenda isso para cada PC da empresa.
4) Deduplicação de dados -> algoritmos de compressão mais "inteligentes" permitem armazenar mais dados nos mesmos discos rígidos. Além disso, menos fitas de backup (ou DVD's) são necessárias, diminuindo a necessidade de produzir plástico, e o pior, descartar o plástico usado das fitas antigas.
5) Procure incentivos para troca de hardware antigo. Vários fabricantes hoje se oferecem para re-comprar seus equipamentos antigos, dando descontos na compra de novos equipamentos mais eficientes no consumo de energia e geração de calor.
Feliz Dia da Terra.
Postado por Skip às 2:04 PM 0 comentários
Marcadores: eco-lógica
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Testando o Blackberry
Este post eh soh pra testar o blackberry. Ateh mais.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro
Postado por Skip às 3:55 PM 0 comentários
Marcadores: hi-tech
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Jardim de Infância
Tudo o que você precisa saber sobre a vida, o mundo e o Universo estão lá.
Cochilos depois do almoço. Repartir suas coisas. Guardar as coisas no lugar. Dar descarga. Pedir desculpas. Não bater nos outros. Jogar limpo e ser honesto. Não pegar as coisas dos outros. Limpar a bagunça que você fez.
As regras básicas do convívio humano, o amor, os princípios de higiene. Política, ecologia e saúde.
Depois vamos ficando mais velhos, estudamos mais, chegamos na faculdade, pós-graduação. Desaprendemos tudo de maravilhoso que aprendemos quando éramos bem pequenos. Nos tornamos adultos que poluem o lugar que vivem, brigam no trânsito, matam os filhos (ou os pais, professores) e não lavamos mais a mão depois de cagar, pegando no dinheiro e deixando os coliformes fecais nas cédulas. Deixamos mosquitos espalharem doenças. Invadimos países do outro lado do mundo pra poder pegar o que não é nosso. Deixamos nossa bagunça nos aterros sanitários do mundo e foda-se. Ficamos estúpidos e burros.
E viva as crianças.
Postado por Skip às 12:49 PM 0 comentários
Marcadores: Educação
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Shadow IT
Uma das coisas que mais incomodam os departamentos de TI no mundo todo é o chamado "Shadow IT", ou o lado negro da força, como eu costumo dizer.
Os usuários que conhecem tanto ou mais que o departamento de TI e atuam na empresa instalando seus próprios programas, hardware e etc. Ainda lembro da primeira versão de rede sem fio do escritório, onde usuários acessavam a Internet de seus Palms, sem que o departamento de TI soubesse, expondo a rede interna.
Usuários que tem planilhas de Excel sinistras, aplicações em Access e fazendo uso de outras ferramentas de software que o TI nunca ouviu falar. Coisas como mapas mentais (Mindmanager), Publisher (este está no office, mas o TI não dá suporte a isso).
Pois bem. Ao invés de censurar e reprimir (algo difícil de fazer), o gerente de TI hábil deveria se aliar. Deixar os caras construirem suas aplicações malucas. Quem mais hábil do que o próprio usuário para saber o que ele quer que a aplicação faça para ele mesmo ??? Mas coloque os prós e os contras. Explique seus motivos, mas procure a ajuda deles. Seus usuários ficarão mais felizes e importunarão menos, tornando-se seus "parceiros de negócio", ajudando você como gerente, a dispor melhor dos parcos recursos à disposição.
Postado por Skip às 1:38 PM 0 comentários
Marcadores: corporativo
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Parem o Aquecimento Global AGORA !!!
Se o planeta continuar neste ritmo de crescimento, vai faltar cevada. Os preços da cerveja vão disparar !! Deixe seu carro em casa, vá a pé pro trabalho, mas não deixe faltar a cervejinha santa do final de semana....
Agora falando sério, se esta pesquisa feita por um cientista Neo-zelandês for confirmada, uma indústria trilionária será afetada ... quem sabe esta indústria não investe em alguma coisa séria para contribuir com o planeta, para continuar existindo e fazendo trilhões de dólares na venda de bebidas ???
Postado por Skip às 11:38 AM 0 comentários
terça-feira, 8 de abril de 2008
Guerra de OS's ?? de novo ???
Os sistemas operacionais (OS) estão em Guerra...
Mas outra vez ??? O Windows já não tinha levado essa ???
Pois é. Mais cedo ou mais tarde acontece alguma coisa que vem mudar o equilíbrio de forças. Vejam a economia americana. Vejam o Império Romano, a Novell, Cuba, a IBM. Agora quem vem sofrendo é a Microsoft.
O Windows Vista teve uma gélida recepção no mercado. Ninguém quis saber dele. Seja porque faltam drivers, ou porque ele não roda bem algumas aplicações mais antigas, por comer muita máquina ou ainda por que tem tantas versões diferentes, que não se sabe ao certo qual escolher. Muito confuso. Por isso, a guerra dos OS's voltou com tudo.
E quem temos no páreo desta vez: Mac OS X - sistema operacional da Apple (que renasceu das cinzas) e parece que veio pra brigar pesado. Linux - sistema gratuito, com nova interface gráfica, muito mais amigável ao usuário (finalmente) e conceitos que tornam a vida de um Webmaster fácil, fácil. Windows XP - agora que ficou bom, vão mudar tudo ??? Muitos usuários preferem o bom e confiável XP, com módicos 1GB de RAM.
A coisa vai esquentar e os 4 OS's vão se degladiar muito ainda. A Microsoft tentou tirar o XP do mercado, mas a pressão da Dell e da HP foi muito forte, e deveremos ter máquinas saindo de fábrica com ele pelos próximos 2 anos, fazendo um "desaparecimento gradual", em favor do Vista. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos...
Postado por Skip às 11:46 AM 0 comentários
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Bizarrices na carreira profissional
Com meus 25 anos na área de Informática, sempre vi um pouco de tudo. E fiz também um pouco de tudo. Fui fitotecário e Scheduller. Profissões que "morreram", com a introdução de novas tecnologias, que vieram substituir estes empregos por softwares.
Mas agora as novas tecnologias e o uso que se faz delas está criando funções mais bizarras. Especialista de Dados, por exemplo. Uma pessoa que só faz cadastro. Alguém pode pensar que esse é um digitador de luxo, mas é muito mais do que isso. Com a complexidade que vivemos hoje, clientes globalizados, aliqutas de imposto de importação e coisas mais específicas, como CNPJ e CPF, ter um especialista de dados na empresa não é luxo. É necessidade.
E que tal Especialista em Regulamentos ? O cara que ajuda o pessoal Especialista de segurança de rede e o especialista de dados, pra ver se tudo o que fazemos não viola nenhuma lei ou regulamentação da indústria.
Chief Delivery Officer - para ambientes de produção extremamente complexos, colocar um software novo pra funcionar pode não ser tarefa fácil. Chief Process Officer - para gerir processos complexos.
E mais: o profissional de TI pode nem mesmo trabalhar na área de TI. Ele pode trabalhar em marketing, por exemplo. Sendo o Administrador do Servidor de Videos. Ou ainda na área de vendas, como um Administrador de Pedidos Web. Que tal ?
Novas carreiras começam com o novo século. E se consolidam cada vez mais, se fazendo presentes em empresas grandes e pequenas, em indústrias novas como Biotecnologia ou tradicionais como fábricas de automóveis. O mundo é redondo e gira, como costumo dizer sempre que se fala em mudanças. Nada fica parado no mesmo lugar. Mudanças são sempre constantes. Esteja preparado para quando acontecerem.
Postado por Skip às 12:03 PM 1 comentários
Marcadores: carreira, corporativo
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Quem nasceu pra ser mestre ...
O Google está vendendo uma parte do Doubleclick. Doubleclick é sua empresa de publicidade. Assim, ninguém poderá acusar os caras de darem preferência nos resultados do buscador (de longe o site mais acessado no mundo), aos clientes do Doubleclick. Isto é uma medida para manter a transparência e a confiança nos serviços diz o Google.
Um olhar mais atento percebe no entanto, a tremenda jogada por trás disso. Escapa das comissões Européias (que já penalizaram a Microsoft) e da comissão Americana que fiscalizam práticas de comércio ilegal, monopólios e outras práticas comerciais não tão transparentes ...
Postado por Skip às 12:42 PM 0 comentários
terça-feira, 1 de abril de 2008
Decisões corporativas
Num recente curso que eu fiz, se discutiu muito a questão de requerimentos do usuário X requerimentos do negócio. E eu fiquei me perguntando como certas decisões tomadas pelas corporações, baseadas numa determinada situação ou cenário, podem afetar todo o negócio no futuro, impondo diversas restrições aos projetos desenvolvidos no futuro.
E isso acontece mais frequentemente do que seria desejável. Certas decisões, como plataformas de desenvolvimento, ERP's, CRM's e etc. podem provocar restrições enormes nas empresas, tornando seus sistemas mais caros, mais difíceis de implementar, mais complexos de administrar, forçando a empresa a optar por soluções cada vez mais caras e mais customizadas. Daí vem apelidos dados ao SAP, por exemplo: Sofrimento, Angústia e Pânico.
Postado por Skip às 1:05 PM 0 comentários
Marcadores: corporativo
quarta-feira, 26 de março de 2008
Calça na mão ...
O que faria você se chegasse um dia em casa e encontrasse várias pessoas levando suas coisas embora ???
Foi o que aconteceu com um americano no estado do Oregon. Robert Salisbury chegou em casa e a encontrou invadida por dezenas de pessoas que carregavam suas coisas porque teriam visto um anúncio no Craigslist, site americano com mais de 9 bilhões de page views por mês, e que oferece negócios, empregos, namoros, notícias para 450 cidades do mundo todo.
O Craigslist começou como uma lista de discussão em San Francisco, depois fórum e hobby do Craig Newmark, e com formato de Wiki e natureza aberta, acabou espalhando dentro e fora dos EUA.
A polícia investiga quem poderia ter colocado o falso anúncio.
Postado por Skip às 9:48 AM 0 comentários
Marcadores: mundo louco
quinta-feira, 20 de março de 2008
Casamento de idéias
O blog do Mark Cuban, dono do "Dallas Mavericks", casa com o nome do time. "Maverick" é uma pessoa de pensamento independente, um não-conformista. No velho oeste americano era o animal sem marca de um dono.
O Mark Cuban falando sobre midias, blogs e Internet em geral é genial. Idéias que realmente estão de acordo com o que se observa na realidade. Gostei.
Postado por Skip às 1:27 PM 0 comentários
sexta-feira, 14 de março de 2008
Arte Espacial
Que Foto !!!
Um astronauta tirou a foto para inspeção da nave, checando se tudo estava bem. Mas que ficou linda pacas, isso ficou...
Postado por Skip às 2:57 PM 0 comentários
quinta-feira, 6 de março de 2008
8 melhores habilidades para 2008
1) Programação / Desenvolvimento Web - AJAX, .NET e PHP estão bombando.
2) Gerenciamento de Projetos - ter a certificação não garante nada. Os CIO's estão procurando GP's experientes, que acrescentem benefícios claros ao negócio.
3) Help Desk / Suporte técnico - faça as contas. As aplicações aumentam, o número de sistemas cresce e a complexidade aumenta. As empresas continuam precisando de alguém para ajudar os usuários a lidarem com isso.
4) Segurança - com a Internet, cada vez mais sendo usada, os problemas se multiplicam.
5) Datacenters - virtualização, infraestrutura, novos computadores e tecnologias.
6) Business Knowledge - ou conhecimento do negócio. Não adianta ser extremamente técnico. Tem que ter bom senso e lógica de negócios, senão os usuários não precisarão de você.
7) & 8) Redes e Telecomunicação - como estas duas tecnologias / plataformas se integram cada vez mais, apresento os dois itens juntos. Conhecimento em redes e operações remotas ou em arquitetura de camadas.
Postado por Skip às 6:06 PM 0 comentários
Marcadores: carreira
to ficando atoladinho ....
"Nunca trabalhei tanto nesta empresa".
Esta frase poderia estar colocada em todas as mesas, de todos os funcionários mundo afora. Só no IT serão 31 projetos globais em 2 anos. E eu, claro, estou em 90% deles.
Quero vender côco na praia. Ou literalmente, ir plantar batatas no interior.
Postado por Skip às 1:35 PM 2 comentários
Marcadores: corporativo
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Sem o tio Bill no comando, Microsoft fica "Boazinha"
Pois é. A Microsoft agora esta "bombando". Quer comprar o Yahoo! e quer ficar mais próxima do mundo do software livre, através da publicação de novas API's para seus principais produtos, incluindo o Windows e o Office.
"Boazinha" ela não ?
Vai tentar comprar o Yahoo! "na porrada", convencendo os sócios a votarem numa nova diretoria, favorável a compra e as API's é só para ganhar competitividade frente ao Google, seu principal rival. Não esqueçam que o Google oferece sua versão de Processador de texto, planilha e software de apresentação de graça na Internet. E COMPARTILHADO. Ou seja, eu posso fazer uma planilha com várias pessoas ao mesmo tempo me "ajudando" ou completando informações.
Ah, a Micro$oft sempre boazinha ...
E imagina o que a empresa poderia fazer com a informação de buscas feitas no Yahoo! ... poderia ter anúncios dentro de seus produtos. Tipo você digita no Word "livro" e abre uma janela do Yahoo!, esfregando uma penca de propaganda na sua cara. É o fim da produtividade. No Google, a propaganda fica lá num canto da página, muda a cada instante, mas nunca realmente atrapalha.
Boazinha esta Micro$oft.
Postado por Skip às 12:16 PM 0 comentários
Marcadores: corporativo
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
30 anos de BBS
Sábado, 16/02/2008 o BBS - Bulletin Board System vai completar 30 anos.
Se você está lendo este blog foi porque a tecnologia dos BBS's permitiu que uma evolução acontecesse. Algumas nem tanto. O email é uma tecnologia com mais de 30 anos usada até hoje. O BBS era uma forma de trocar mensagens, fazer downloads e participar de discussões. Hoje fazemos tudo isso na Web, de forma integrada e instantânea (no caso de mensagens).
Mas 30 anos atrás, os modems eram de 300 bps (300 bits por segundo). Uma linha discada de acesso na Internet hoje permite até 50000 bps (50 Kbps) e uma conexão de banda larga típica tem 1000000 (1 Mbps). Bons tempos aqueles, que um modem de 2,4 kbps era considerado Top de linha... hoje são peças de museu.
Postado por Skip às 1:13 PM 1 comentários
Marcadores: velharias
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
10 anos do Open Source
Claro, estou ficando velho. Assim como qualquer outro ser humano ou não neste planeta, que percebe o tempo de forma linear.
Mas parece que foi ontem que vi a OSD pela primeira vez. Open Source Definition era na época uma tentativa de levar o software livre para as corporações. E não é que a tentativa deu certo mesmo ?
O IPO da Red Hat (em junho de 1999) e a recente compra da MySQL AB por 1 Bilhão de dólinhas são talvez os melhores exemplos. O software livre apregoado por Richard Stallman desde o começo da década de 1980 agora é mainstream, e gera mais dinheiro do que muito software proprietário por aí. E só começou a coisa. Vai crescer muito ainda.
Postado por Skip às 4:41 PM 0 comentários
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Entrevistas remuneradas
O mercado de trabalho americano ou é muito inovador ou é maluco mesmo.
O site NotchUp paga pra você ser entrevistado. A brincadeira é simples. Você se registra no site e coloca seu perfil lá. Você dá um preço pela sua entrevista, baseado na sua experiência e know-how (algo entre US$ 300 e US$ 600). Se alguma empresa se interessar por uma entrevista, você recebe a quantia que declarou no site. Mas não pode chegar atrasado, faltar ou mentir no perfil.
A idéia por trás disso é uma só. As empresas contratam head-hunters para garimpar potenciais candidatos. Sobre o candidato contratado, a empresa paga uma base de 10% do salário anual. Então, se o cara vai ganhar US$ 100 mil por ano, com os 10 mil dólinhas, dá pra entrevistar um monte de candidatos e ainda sobra um troco.
Agora resta esperar pra ver se o mercado vai absorver a novidade, e os head-hunters do futuro sejam programas em JAVA num website por aí ...
Postado por Skip às 7:44 AM 2 comentários
Marcadores: carreira, mundo louco
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Gordinhos, Uni-vos !!!!
Na semana da SPFW (São Paulo Fashion Week), quero fazer um protesto : Cade os modelos "XXX-L" ???
A população mundial está cada vez mais obesa e o que se vê são modelos cada vez mais magras ...
Eu devo pesar pelo menos 5 modelos paulistas. Aliás, eu poderia mudar a forma de reportar meu peso. É uma boa forma de eu dizer meu peso: "5 modelos e 2 cachorrinhos de madame". Esse negócio de barriga de tanquinho ... quem gosta de tanquinho é empregada doméstica, porque não precisa lavar a roupa na mão. E do jeito que andam as coisas, minha barriga tá mais pra lava-roupas automática industrial que pra tanquinho.
Postado por Skip às 2:28 PM 0 comentários
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
5 Maneiras de viver mais "verde"
É um fato. O planeta está morrendo. E somos os principais culpados. Precisamos fazer alguma coisa agora ou será tarde demais.
1) Mantenha seu carro em excelentes condições. Use transporte público autorizado. Ande mais a pé ou de bicicleta. Skate, patins também valem. Quanto menos poluirmos, melhor.
2) Só use a lavadora quando tiver roupa suja suficiente para enche-la. O mesmo vale pra secadora e lava-louças. É você já ouviu isso antes. Mas é importante repetir. E não esqueça de outras medidas para economizar energia elétrica, como lâmpadas fluorescentes, menos tempo no chuveiro e desligando da tomada o que não estiver usando.
3) Não use água engarrafada. Compre um bom filtro. Assim não há garrafas e garrafões de plástico jogados por aí. Use uma caneca pra café e água no escritório, evitando copos descartáveis.
4) Leve sua própria sacola ao supermercado. Leve um tupperware no restaurante se planeja levar as sobras pra casa. Menos embalagens, menos resíduos, menos energia gasta na produção das embalagens, menos petróleo consumido.
5) Plante uma árvore no quintal, na frente de casa (cuidado com os fios elétricos) ou em algum lugar próximo a você. Existem toneladas de dióxido de carbono na atmosfera (mal pra você) que as árvores trocam por oxigênio (bom pra você).
Postado por Skip às 12:33 PM 1 comentários
Marcadores: eco-lógica
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Os 5 usuários que você encontra no inferno
Seguindo a idéia de coleções de 5 coisas, segue os 5 tipos de usuários que inspiram seres como o "Bastard Operator From Hell" (ou BOFH, para os íntimos), que espezinha, destrói, magoa e ferra com a vida de todos os usuários. Eu sempre procuro proteger os usuários das pessoas de TI que querem se vingar neles, pobres coitados. Mas de vez em quando um destes "usuários infernais" cruza seu caminho, e a tentação de mandá-lo para um lugar distante é enorme. Vamos a lista:
1) O Sabe-Tudo: é o cara que já desfragmentou o HD da máquina sozinho uma vez, e por isso, ele acredita piamente que sabe mais que qualquer um que passou 4 anos na faculdade. Ele se recusa a seguir as políticas e procedimentos da empresa e sempre acabam conectando um dispositivo que ferra a máquina e sobra pra você consertar o problema.
2) O Burrinho-atrás-do-teclado: é o cara que põe o Mouse embaixo da mesa e chama você pra ajudar com o "pedal do micro". Eu acho que no fundo, são seres carentes que precisam chamar a atenção dos outros. Dá mais trabalho que sua filha de 8 anos.
3) Sr. Manda-chuva: começa a frase com "Você sabe com quem está falando ?". Se auto-intitula Doutor, só não se sabe em que. Eles sempre ou tem muita pressa, ou um projeto importante, ou o maior cliente da empresa, ou o relatório dos acionistas. Sempre querem te fazer acreditar que fazem as coisas mais importantes da empresa, e que se você não atende-los rapidamente, você vai se lascar na vida e no emprego.
4) O Dedo-duro: sempre acham que a culpa não é deles. É sua. Se algo está lento, dizem que "esses caras de TI resolveram fazer teste no servidor hoje". Começam a conversa com a frase "tudo ia bem hoje de manhã. O que vocês fizeram na rede ?"
5) O "delinquente juvenil": tem dúzias de freeware instalados, 3 programas de Mensagem Instantânea, várias contas de e-mail pessoais e sempre usa um Proxy server pra passar por cima do firewall da empresa. Sabe alguma coisa sobre tecnologia e nada sobre segurança da informação. Acessa o Orkut de manhã até de noite.
Postado por Skip às 3:06 PM 0 comentários
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Os 5 "hacks" mais legais de 2007
Pois é. Acabou o ano de 2007. E minha retrospectiva está aqui: os 5 "hacks" mais legais de 2007 não deixam dúvidas que segurança é um ítem permanente na agenda de qualquer pessoa. E não só segurança eletrônica.
1) Sistema de navegação do carro. Um exercçicio interessante apresentado para nós por hackers italianos. Eles invadiram o sistema de navegação dos automóveis que tem este dispositivo de fábrica e conseguiram influenciar itens como o ar-condicionado do carro e o sistema de som.
2) WI-FI Hijacking - usando rede sem fio, hackers americanos conseguiram se fazer passar por outra pessoa e acessar suas contas de emails. Através da conexão sem fio, puderam pegar os cookies mandados pelos serviços de email tipo Yahoo e puderam então "enganar" os provedores, assumindo outra identidade. Durante uma palestra sobre segurança...
3) RFID é uma tecnologia fantástica. Mas através de etiquetas de mercadoria com RFID, hackers ingleses puderam saber o tipo de carga dentro de um caminhão fechado e assim qualquer um escolheria que carga roubar, desprezando carregamentos de papel e localizando os aparelhos de TV-LCD ...
4) A bolsa de valores americana desenvolveu um protocolo para a programação de serviços via Internet. O problema é que hackers puderam usar o mesmo protocolo para acessar as transações da bolsa e monitorar todas as transações entre os acionistas e investidores.
5) O iPhone da Apple realmente trouxe várias inovações na interface homem-máquina. Pena que só uma operadora (a AT&T) está credenciada para servir o sinal. Hackers do mundo todo quebraram a proteção da Apple, permitindo que o telefone funcione até em países onde não existe a AT&T, como o Brasil, por exemplo. A Apple promete "fechar a porta", mas a pergunta é: fechar por quanto tempo ??
Postado por Skip às 11:32 AM 0 comentários