segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tecnologia X Pessoas

As pessoas sempre são o ponto falho das tecnologias. E se dermos inteligência demais às tecnologias, acabaremos escravizados por ela. Eu não sem viver sem Lotus Notes e Blackberry. Organizo minha vida por estas 2 coisas (que estão integradas entre si).

A NASA perdeu umas fitas com dados das missões Apollo (viagens à Lua) e que foram encontradas 2 anos atrás, mas não havia como ler as fitas porque o gravador delas, o IBM 729, do computador Mark V, não existe mais. Parece que o do museu de tecnologia de Sidney, Australia, teria condições de funcionar, passando por alguma reforma.

Pessoas perderam as fitas. Jogaram fora os gravadores IBM. E agora precisam restaurar um antigo gravador, do tamanho de uma geladeira grande, para poder recuperar dados que podem ser importantes para a pesquisa científica. Quem é refém de quem ?? As pessoas criam tecnologias, recriam, modernizam, e depois ficam escravizadas por ela. Ou será que tecnologias só existem porque existem pessoas dispostas a usá-las ???

Que empresa consegue viver sem tecnologia hoje ??? Especialmente no país que está levando o e-government para um nível mais alto. A legislação do SPED, aqui no Brasil, em poucos anos vai obrigar todas as empresas a ter um computador. Ou contratar quem tenha pelo menos um. E o imposto de renda para pessoas físicas ??? E a Urna Eletrônica ???

Um comentário:

Romir Paulino disse...

E eu que sou o único proprietário de um original Zip Drive dentro da Volkswagen... Último dinossauro ainda capaz de ler os "potentíssimos" discos de 100Mb... huahuahuahuahua...