quarta-feira, 17 de março de 2010

A lâmpada já era

Quando inventaram a lâmpada, muita gente ficou espantada. Agora, depois de 120 anos de produção ininterrupta, a Toshiba encerrou a linha de produção da tradicional lâmpada incandescente.

A partir de agora, só serão produzidas lâmpadas fluorescentes compactas e LED's. Muito mais eficientes, consumindo menos energia e ecologicamente corretas, estas serão as lâmpadas dos próximos 120 anos. Ou menos, do jeito que avançamos mais rápido ultimamente.

A Toshiba produzia suas lâmpadas desde 1890, sendo o primeiro fabricante deste tipo de produto no Japão. O pico de produção foi em 1973, 78 milhões de lâmpadas. Ano passado apenas 7 milhões, contra 14 milhões de lâmpadas fluorescentes. Assim, não fazia mais sentido manter a linha de produção.

E depois que a Austrália começou a controlar a fabricação de lâmpadas incandescentes por conta do alto consumo de energia, a Toshiba acredita que em breve a Europa, os EUA e outros países farão leis contra as lâmpadas comuns, ou que forcem a diminuição deste tipo de produto. Assim, já se antecipam às mudanças.

Nenhum comentário: