terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais um aniversário - desta vez o vírus Loveletter, que completa 10 anos

Pois é. Dia 04 de maio de 2000, dezenas de milhares de pessoas tinham um email diferente nas suas "caixas de entrada". O assunto: I love you.

Assim começou uma das mais bem sucedidas estartégias de ataque a sistemas eletrônicos do mundo. Uma mensagem simples, dizia apenas: Carta de Amor para você. Ao abrir o arquivo, um código malicioso se instalava na sua máquina e fazia mais vandalismo do que estrago real na sua vida.

Diferente de hoje em dia, onde um virus entra pra roubar o numero do seu cartão de crédito e/ou a senha do banco, naquela época "romântica", o virus apenas procurava se espalhar rapidamente, e para isso copiava ele mesmo dentro de seus arquivos, usava sua lista de contatos para se auto-enviar e fazia tudo de novo no computador dos seus amigos e colegas de trabalho. Estima-se que 45 milhões de pessoas foram afetadas. Isso 10 anos atrás era uma enormidade de usuários.

Ainda hoje a "engenharia social"  tenta convencer você a clicar num link ou baixar um "programinha" que escondem a intenção de malvadeza de algum cyber-criminoso por aí. Cuidado. 

Nenhum comentário: