quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mídias Sociais

É. Eu estava enrolando. Até que o amigo Silvio Martins (@roleplay) me perguntou se eu teria algum material a respeito de "Mídias Sociais".

Isso me deixou pensativo. O que são mídias sociais ? E redes sociais ? Hoje em dia é até nome de filme, e parece que bem avaliado, ganhou algumas importantes indicações.

Mídias Sociais trata da produção de conteúdo de forma descentralizada, ou seja, não há um único autor. Mesmo aqui no blog, os comentários estão aí e qualquer um pode entrar, deixar uma opinião, completar o assunto que está sendo publicado. Conceitualmente, o termo significa algo que não implica no uso da tecnologia, mas foi através da popularização do PC e da Internet que as mídias sociais realmente passaram a ser utilizadas em larga escala e ter a relevância que elas tem hoje. Tem uma definição bem melhor que a minha na Wikipedia.

Hoje encontramos várias formas de mídias sociais. Não consegui lembrar de nenhum exemplo sem uso de tecnologia. Lembrei quando eu tinha uns 10 anos, era mania na escola passar um caderno velho pedindo para os colegas escreverem sobre você. Ao final do ano, ou do semestre, havia uma porção de coisas que seus amigos pensavam sobre você. Acho que chamavam isso de enquete. Será que isso era uma mídia social ? Eu fui uma criança à frente do meu tempo, mas isso é ridículo.

Nenhum comentário: