segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

A Habilidade necessária para escrever

Eu gostava de escrever. Escrever livremente, sem medo ou nada que impedisse o fluxo das idéias. Lembro bem quando escrevi meu primeiro palavrão. Ler com a minha caligrafia o "filha da puta" foi uma sensação de libertação. Eu tinha 8 anos.

Depois na "aborrescência" escrevi muito. Foi uma fase de intensa produção de porcaria. Acho que minha mãe achou e guardou meu caderno de "pensamentos". Meus e dos outros, sem apropriação indevida, porque sempre citei minhas fontes.

Daí veio o trabalho, os estudos, a vida. E não escrevia mais. Até que um dia um amigo novo me falou sobre este tal de Blog. Achei interessante e criei um. Comecei a escrever na Internet por influência dele. Agora ele aposentou o blog dele. E fiquei escrevendo o meu aqui ainda. Nem que de vez em quando.

Eu queria ter com a experiência de hoje, o tempo que eu tinha antes. Incrível como damos valor as coisas só depois que as perdemos.

Perdi a habilidade que tinha ao escrever. Sempre achei que habilidade para escrever era fundamental. Não só para por idéias no papel como eu gostava de fazer, mas para a vida. Inclusive a vida profissional. Hoje já coloco no curriculum que falo Português, já que muitos brasileiros não tem essa habilidade.

Ninguém sabe ler, como é que vão desenvolver habilidade para escrever. É como falar. Para falar tem que saber ouvir, e não fazemos isso. Temos 2 ouvidos, mas não ouvimos. E uma boca só, mas a usamos mal e mais que o necessário.

Por isso acredito na habilidade de escrever. Escrever clareia as idéias. E faz bem à gente ter as idéias ordenadas e expressadas da forma correta.

Nenhum comentário: