sexta-feira, 20 de maio de 2005

O RPG e o crime

Mais um caso em que o jogo RPG é associado a um crime. Mais uma vez a mídia desavisada cai de pau em cima de alguma coisa que não compreende.

E mais uma vez uma legião de jogadores em todo o país se vê ameaçada por uma legislação que visa proibir o jogo, banir o jogo definitivamente do país, como se isso fosse algo nocivo à sociedade.

O que a mídia não sabe é que o RPG é só um jogo entre amigos. Para quem não gosta, deve ser monótono ver aquelas pessoas em volta de uma mesa, conversando sobre uma história que está acontecendo e tomando decisões com suas personagens, eventualmente jogando dados para uma decisão sujeita à sorte ou habilidades específicas.

Resumindo: RPG é diversão para nerd. Não no sentido pejorativo, por favor.

A mídia quer vender, assim como as lojas no centro que disputam o espaço das calçadas com os ambulantes, que também estão defendendo o seu. Os jogadores querem jogar, se divertir. Não tiro totalmente a razão da mídia, ela tem direitos também.

O problema é cortar a declaração do delegado que investiga o caso, objetivando deturpar a notícia só para fazer sensacionalismo. Quando o Fantástico exibe uma reportagem-denúncia, fica todo mundo dizendo "óh !!! A mídia mostra os fatos". Quando a mídia se comporta de maneira gananciosa e irresponsável, ninguém diz nada.

Nenhum comentário: