quarta-feira, 29 de junho de 2005

Não-conformidades

E nestes tempos de mesmices, remakes e reprises saio numa busca insandecida por novidades.

Momentos livres que poderiam ser desfrutados com outras coisas, são passados junto ao computador, procurando ....

Procurando por algo que não sei o que é. Procurando o diferente. Procurando quem pensa diferente do que os outros pensam. As diferenças não bem percebidas ou melhor, não são bem assimiladas. Ninguém quer ser marcado como "diferente". Querem todos ser iguais a todos.

Olhem os carros na rua. O Fox e o C3 e apontem as diferenças. Agora apontem as semelhanças. É isto. São mais iguais do que diferentes. Ser inédito tem um preço.

Apresentar uma não-conformidade é ruim. É isto que o departamento de Qualidade nos diz todo dia. "Isto está em não-conformidade". Será que a evolução tem ISO 9000 ?

Ser igual é mais fácil. Seguir padrões é mais fácil, e não falo só os padrões práticos, do dia a dia, como os padrões de trânsito, por exemplo. Padrões existem também para ajudar, mas ser não-conforme nem sempre é algo ruim.

Afinal, Guttenberg ao inventar a prensa era diferente. Charles Babbage projetou uma máquina analítica, que hoje chamamos "computador", e nem pode construir seu projeto. E quem foi o não-conforme que teve a idéia de passar um trem por baixo da cidade, afinal ???

Difícil ser diferente. Difícil querer apresentar não-conformidades.

Nenhum comentário: