sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Gerenciando Expectativas

Esta é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Pelo menos pra mim. Ainda mais porque me considero um entusiasta. No geral. Eu, por ser um sujeito muito expressivo, acabo "botando a maior pilha" nas coisas que faço ou planejo fazer, aumentando o nível das expectativas dos outros ao meu redor.

É assim com meus hobbies, com meus projetos e com coisas da minha vida pessoal, como o novo carro da familia.

Desta forma, as pessoas que eu interajo acabam tendo super-expectativas a respeito de tudo e quando alguma coisa dá errado, me sinto culpado. É como se eu inflasse um balão com bastante ar quente e na hora da decolagem batesse um vento lateral muito forte que obrigasse a cancelar o passeio.

Assim, uma das coisas mais importantes no gerenciamento das expectativas é a comunicação. Clara, concisa e racional. Difícil ? Bastante. Você tem que estar disposto a comunicar e as pessoas tem que estarem dispostas a ouvir, o que nem sempre acontece. Comunicação interpessoal é feita com dois ouvidos e só uma boca. Eu tenho que falar menos e escutar mais.

Nenhum comentário: