terça-feira, 21 de novembro de 2006

Ficando Virtual

Não é uma mensagem sobre o virus no Second Life. Caras, uma reunião hoje aqui no escritório do México me fez pensar muito.

Estamos ficando mais virtuais. A cada dia que passa. A parte mais crítica do escritório da empresa no México não é o servidor, nem os computadores, nem o armazém, nem o escritório em si. É seu link de Internet, ou mais precisamente, sua conexão de VPN.

Os emails dos mexicanos ficam no servidor brasileiro. O SAP no servidor americano. A ferramenta de automação de força de vendas na Austrália. O sistema de RH na Holanda. Metade dos funcionários estão fora do escritório, trabalhando através da VPN. Se eu desligar o servidor da rede, a única coisa que seria afetada é uma impressora laser. Que talvez levem alguns dias pra perceber, porque quase ninguém imprime algo. É tudo arquivo eletrônico.

Eu acho que estou ficando velho.

Nenhum comentário: