terça-feira, 17 de abril de 2007

Os 20 produtos mais irritantes


Comportamento obtuso, hábitos irritantes, interrupções constantes - algumas características familiares ?? Muitos produtos assim perturbaram o usuário por anos. A PC World fez uma lista dos 20 piores. Vamos lá.


CD do AOL (America On-line). Eu me lembro de ter comprado um "kit multimedia" (velharia mesmo, não ?) e veio o CD. Detalhe ? Não existia Internet comercial no Brasil. O CD servia pra nada. Além de trazer uma tonelada de propaganda dentro. Foi a campanha de marketing que mais agrediu o meio ambiente. Estimativas falam em 1 bilhão de CD's distribuídos. Minha mulher colecionava as diferentes cores do CD, fez um painel com eles para as crianças pintarem.

Posição número 2 vai pro Windows ME ... O Millenium Edition. Sem comentários. O pior Windows de todos disparado. Eu mesmo fiz downgrade pro bom e velho 98 para vários clientes.

Número 3 no ranking - iTunes, Zune, Napster e seus DRM's (Digital Rights Management). Sistemas de proteção digital totalmente incompatíveis. O caso Microsoft é pior. Consegue ter 2 formatos .WMA incompatíveis entre si !!! Absurdo.

Em seguida o McAfee e o Norton Antivirus. Programas que deveriam ser guarda-costas do seu computador (presentes, mas discretos) ficavam interrompendo você o tempo todo, esfregando propaganda de outros produtos na sua cara ou pedindo pra você comprar upgrades. Lixo.

Quinto lugar: RealPlayer. Instalava o bichinho e ele assumia TODOS os tipos de arquivo como sendo dele. E ainda trazia propaganda dos "parceiros" da Real Networks.

6 - Bonzi Buddy - confesso que não conheci este macaco que supostamente ajudava a navegar, mas na prática, trazia anúncios baseados no seu comportamento.

7- MySpace. A falta de critério pra alguém colocar vc na lista de contatos é impressionante. Favorece muito scammers e outros "malwares".

8 - Windows VISTA. Mais um sistema operacional que não precisamos. Força você a jogar seu computador fora e comprar um novo. E com um excelente hardware gráfico senão ele simplesmente não funciona direito.

9- Windows Update. Aquela sacanagem foi feia. Muito feia. Baixar o WGA (Windows Genuine Advantage) como se fosse "Atualização Crítica", sem aviso, sorrateiro. Além de ficar mostrando um pop-up dizendo que seu XP é pirata, ele identificou erroneamente milhões de XP's originais como sendo piratas ! Que vergonha.

10 - Quicktime. Outro mediaplayer que domina seu PC. Ele acampa na systray e se você remove, ele acaba voltando. Além de ser obrigatório seu uso com o iTunes.

Tá ficando um post grande e chato. Os outros são: o Clippy do MS-Office (irritantemente oferecendo ajuda indesejada), Macromedia Flash, AOL Instant Messaging, PlayStation 3, eBay, Apple Pro Mouse, Plaxo, MS Outlook 2003, Power Mac G4 Cube, Harmonium (que criou a história do tom polifônico do celular), Quicken, Logitech Harmony (um controle remoto universal que instala um software na sua máquina e que fica mostrando várias propagandas).

Nenhum comentário: