segunda-feira, 9 de abril de 2007

Uma partida de Thurn & Taxis

Resolvi jogar no feriado com minha família à mesa.

Um desafio digno de nota. De um lado, meu pai que se atrapalha até jogando "palitinho". Do outro meu filho que joga bem, mas acaba muitas vezes se atendo a uma única estratégia, mudando o andamento e o comportamento do jogo. E em frente, minha esposa que detesta ouvir explicações sobre as regras do jogo e aprende a jogar direito do meio pra frente.

Explicado isto, vamos a partida. Meu filho começou jogando. Comprou 2 cartas do "cinza" e fui obrigado a comprar 2 "verdes". Meu pai ficou com "laranja" e minha esposa entrou na onda "cinza". Pra quem não conhece o Thurn & Taxis, a pontuação acontece coletando bonus pelas cores das províncias. Você estabelece rotas ligando as cidades e pontua dependendo das cores da província onde a cidade fica.

Daí começaram meus problemas. Meu filho decidiu que iria fazer todas as cidades da província "cinza" em uma única rota. Limpou as 6 cartas que estavam abertas e comprou a cinza que saiu, me deixando sem "verdes" disponíveis, mas comprei uma roxa que encaixava e fechei a rota com 3 cidades, colocando um post office em cada cor.

Meu pai precisou de explicações adicionais de regras e jogou razoavelmente bem e minha esposa começou a sacar o jogo, fazendo muitos pontos em rotas curtas, mas bem planejadas. Com meu filho limpando as 6 cartas antes de jogar, fiquei bem limitado, e comecei a criar várias rotas em diversos pontos do tabuleiro, fazendo caminhos absurdos. Acabei fazendo o bonus de todas as cores, mas coletando bonus pequenos (por chegar atrasado) e terminei em segundo.

Minha esposa em primeiro, eu em segundo e meu pai em terceiro. Meu filho pontuou bastante, mas colocou poucos post offices, perdendo bastante pontos no final.

Um bom jogo. Mereceu ganhar o premio de "Jogo do Ano".

Nenhum comentário: