Xadrez de Gnomo
- by André Covic
v 3.1
Regras transcritas por João S. O. Bueno
Todas as regras normais,e movimentações do xadrez valem, além disso as
peças tem as seguintes habilidades:
1)Torre:
Funcionam como torres normais, mas outras peças podem subir em cima da
torre, passando a estar em outros níveis de jogo. Uma peça do mesmo
time que possa se mover para uma casa ocupada por uma torre pode
subir na mesma. Uma peça que possa se mover ou capturar uma torre
adversária pode ou captura-la, ou subir na mesma.
Torres com peças empilhadas em cima podem se mover normalmente como
torres. As peças dos outros níveis podem descer da torre com seus
movimentos normais em qualquer jogada. Não há limite para a altura de
uma pilha de peças - uma torre com outras peças em cima pode subir em
outra torre,e uma peça no nível do tabuleiro que possa se mover para
uma casa ocupada por uma pilha de várias torres pode mover-se
naturalmente para o topo da pilha.
Ao ser capturada uma torre com outras peças em cima é retirada do
jogo. As outras peças então "caem" em cima da peça que capturou a
torre, retirando-a do jogo. (isso ainda na mesma jogada). A sequência
de quedas e eliminação dos níveis inferiores prossegue enquanto
houver peças em níveis acima do primeiro;
Uma peça em cima de uma torre ameaça peças apenas no nível o
tabuleiro, como se ali estivesse. Não pé possível a uma peça em cima
de uma torre capturar diretamente uma peça em cima de outra torre,a
inda que seu movimento permita que ela alcance aquela casa - a peça
que é capturada é a torre de baixo (exceto no caso de cavalos - vide
abaixo).
Exemplo: se as brancas tem uma pilha de torre, torre, cavalo e as
negras efetuam a captura da torre inferior com um conjunto de torre e
peão, a tore de baixo branca é eliminada pela captura. A segunda
torre branca "cai" sobre a torre negra, que é eliminada. O peão negro
cai sobre a segunda torre branca que é eliminada, e por fim, o cavalo
branco cai sobre o peão negro, eliminando-o. Saldo final: o cavalo
branco.
Dica de tática: uma das primeiras coisas a se fazer na partida é
posicionar o rei em cima de uma das torres onde ele fica bem mais
seguro.
2) Cavalo:
O cavalo se move como o cavalo normal do xadrez, mas pode escolher
capturar peças que estejam em seu "caminho", não só em sue destino.
Qualquer peça que seria pulada pelo movimento normal do cavalo pode
ser capturada - ele passa a atuar em área. No entanto, apenas uma
captura por movimento é permitida: ou seja se as casas de destino do
cavalo estão ocupadas, ele não pode optar por capturar outra peça na
trajetória.
Além disso, o cavalo é a única peça que atua em todos os níveis 3D do
jogo "de graça" - isso quer dizer que ele pode capturar peças que se
encontram em cima das torres (podendo também capturar as torres
abaixo apenas passando por cima delas). Ou seja: um rei em cima de
uma torre é vulnerável a um cavalo que esteja no nível do tabuleiro.
3) Bispos:
Funcionam como bispos normais, mas ao serem capturados contam como se
estivessem no segundo nível: ou seja eles "caem" sobre a peça que os
capturou - e sobrevivem até o final da próxima jogada de seu time
(mas ai sem mais nenhuma habilidade). Ao final dessa próxima jogada,
são removidos do tabuleiro, não importa se tenham se movido, ou se
outras peças tenham sido removidas do jogo. Note que para efeitos de
ameaças a peças no segundo nível, bispos são considerados como se
estivessem no nível do tabuleiro;
Ex.: Um bispo captura uma torre que está embaixo de um peão: a torre é
eliminada, o peão cai sobre o bispo, "ferindo-o", o bispo então cai
sobre o peão, eliminando-o. O bispo fica no tabuleiro durante a
jogada seguinte do oponente e a de seu próprio time (podendo ser
usado normalmente) ,e é removido do jogo ao final dessa próxima
jogada.
4) Dama:
Se move como a dama normal do xadrez. Opcionalmente, pode permanecer
onde estar e explodir todas as peças ao seu redor (nas oito casas
adjacentes a dama). A dama permanece. Quaisquer peças adversárias ou
do mesmo time em qualquer das oito casas adjacentes no mesmo nível da
dama são removidas do jogo. essa explosão conta como uma jogada.
Adicionalmente, quando a dama é capturada, ocorre uma explosão
automática - as oito casas adjacentes são afetadas, e as peças que se
encontrarem no mesmo nível que a dama nessas casas devem ser
removidas do jogo.
5) Rei:
Se move como o rei do xadrez, mas tem um movimento duplo. Ele é
obrigado a se mover duas vezes, ou não pode se mover.
Na primeira jogada, o rei pode atravessar uma casa atacada normalmente
(mas é xadrez: o rei não pode terminar seu moviemnto duplo numa casa
atacada). Da mesma forma, eventuais quedas de peças ocorrem apenas
após o segundo movimento do rei - ou seja,um rei adjacente a um
conjunto de torre com um peão em cima pode capturar a torre e se
mover de volta para a casa original. O peão cai na casa vazia.
Perceba que havendo ao menos uma casa vazia próxima ao rei, um jogador
pode efetivamente passar a vez, movendo o rei e retornando-o a casa
original.
O Roque, como no xadrez normal, conta como um movimento do rei e deve
ser seguido por um segundo movimento para a conclusão da jogada
(tipicamente, subir na torre do roque)
6) Peão:
Mantém a movimentação do jogo original, incluindo o passo duplo na
priemira jogada, o en passant e o coroamento.
No entanto, podem se mover normalmente uma casa na horizontal ou
vertical (e não apenas uma casa para frente, como no xadrez). Não
podem capturar nessas direções - a captura continua snedo apenas nas
primeiras casas das diagonais a frente do peão, como no xadrez
normal.
Os peões opdem fazer um "shift" de peças: um peão pode trocar de lugar
com qualquer peça (amiga ou adversária) que esteja em uma casa para a
qual ele poderia se mover. Se houver peões adjacentes na mesma
condição, a peça pode trocar de lugar com qualquer peão da cadeia,
arbitrariamente. Essa jogada conta como uma moviemtnação dos peões.
Ex.: se o peão que começa em a2 tiver se deslocado até b3, os peões de
b2 até g2 estiverem em suas posiçoes iniciais, e um bispo estiver em
g3, esse bispo pode ser trocado de lugar com o peão de g2, e, em
cadeia, com o peão de f2, e2, d2, c2, b2, b3 -numa única jogada.
7) "Desfazer":
Devido ao enorme poder destrutivo de algumas peças, há um poder
de "veto" o jogo -
inicialmente o veto é uma prerrogativa das negras, que após qualquer
jogada das brancas pode dizer algo como "não, isso aí não pode
agora". As brancas são então obrigadas a executar uma outra jogada.
A prerrogativa de veto passa então as brancas, mas não pode ser usada
imediatamente: as negras tem direito a uma jogada livre, e a partir
da segunda jogada estão sujeitas a serem vetadas. Ao vetar uma jogada
das negras, a prerrogativa de veto retorna as negras, e assim por
diante.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Xadrez de Gnomo
Postado por Skip às 11:47 AM
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