terça-feira, 10 de junho de 2008

15 fatos que mudaram a tecnologia

Mais uma listinha direto da Computerworld. Desta vez, eles compilaram 15 fatores que mudaram a tecnologia. Eu vou apenas citá-los aqui. Deixo pra que vocês, meus fiéis 2 leitores, procurem mais ou entrem em contato comigo para saber mais. Falta tempo, sabem como é ...

Compra da NeXt pela Apple trouxe de volta o Steve Jobs, que revolucionou a Apple com o iMac, o iPod e agora o iPhone.

Em 1980, Software proprietário da impressora Xerox motivou Richard Stallman a criar o projeto GNU e o desenvolvimento do OpenSource

Microsoft escapa da decisão judicial que a dividiria em 2 empresas separadas. Uma de sistema operacional e outra de softwares aplicativos.

A Handspring, criada por funcionários dissidentes da Palm, cria um modelo de Palm que recebe ligações telefônicas (oTREO), forçando a Palm a comprá-la para se manter no mercado.

Um SPAM lançado na ARPAnet em 1970 forçou os militares a criarem uma rede própria, deixando a ARPAnet se transformar na Internet.

O domínio do pacote Office e o surgimento dos "Suites" Integrados, ou pacotes. O velho Bill aproveitou uma cochilada e, em 1989, lançou produtos para a interface gráfica que acabava de nascer, o Windows, antes que todo mundo.

A ressureição da IBM, que em 1992 declarou prejuízos de US$ 4,8 Bilhões. Se re-inventou, deu foco a serviços e não produtos e continua uma gigante no setor.

A comunidade Linux bate a SCO. Em 2003, a moribunda SCO entra na justiça americana alegando que era proprietária de diversas partes do código fonte do Linux. Não só o código foi totalmente substituído pelos milhões de programadores da comunidade por código totalmente novo, como os advogados de IBM, Novell, Red Hat, CA e outras empresas simplesmente fuzilaram os argumentos dos advogados da SCO (misteriosamente, os mesmos da Micro$oft). O Linux sai dessa confusão mais forte e mais popular.

A Intel em 1999 esfarela a barreira do Gigahertz com o Pentium M. Os processadores geravam muito calor para poderem ser mais rápidos. Até que o israelense Mooly Eden projetou um chip radicalmente novo.

ARPAnet já tinha pornografia. Em 1973, na Universidade do Sul da California,
Alexander Sawchuk testava um algoritmo de compressão de imagens e usou uma foto da miss Playboy 1972, Lenna Sjööblom.

Abrir email na Internet era impossível até que a microsoft desenvolveu uma interação com o Internet Explorer asíncrona. GMail, GoogleMaps, Facebook devem sua existência ao Ajax da microsoft.

A queda do Netware como padrão de sistema operacional de rede parecia impossível, mas a resistência da Novell em adotar o TCP/IP como protocolo padrão (já era o padrão da Internet) e que vinha nativo no Windows NT, fez com que sua hegemonia acabasse.

O IT fica mais responsável, através da lei Sabannes-Oxley, em 2002, que fez do gerente de TI o co-responsável por qualquer falcatrua na contabilidade das empresas, já que é através de sistemas informatizados que a contabilidade é processada hoje em dia.

A Apple se rende ao chip Intel e acaba com 20 anos de história do "Think Different". Hoje qualquer microcomputador usa arquitetura Intel.

Terceirização fica globalizada por causa do antes famoso "bug do milênio". No desespero, milhares de empresas começam a descobrir em outros países, mão-de-obra bastante qualificada.

Nenhum comentário: