Inovação é transformar uma idéia em alguma coisa concreta. Caso de sucesso : iPod.
O Steve Jobs pegou uma Apple esquecida e sumindo do mercado. Então veio o iPod. Se ele simplesmente vendesse o trequinho como um acessório do Mac, que era o plano original, a coisa não tinha funcionado.
Do ponto de vista de uma administração tradicional, um produto de algumas centenas de dólares frente a um produto de alguns milhares de dólares não teria a menor chance. Seria um acessório. Um Flash Drive de luxo. Um gadget para Mac-maníacos.
Mas o Jobs inventou todo um novo modelo de negócio. Vender o trequinho era só a ponta do iceberg. Vamos fazer uma continha rápida: o trem guarda 10500 músicas, mais ou menos. A US$ 0,99 (noventa e nove cents de dólar) cada uma, dá US$ 10.395,00. Somando os US$ 299 que custava quando foi lançado, US$ 10.695. Vezes 2 BILHÕES de unidades vendidas (pode ser mais, mas eu to chutando) vai dar US$ 21.388.000.000.000 (21 trilhões de dólares). Este é o faturamento bruto. Cada música custa à Apple US$ 0,69 (sessenta e nove cents). Nem todo mundo compra 10500 músicas. MAS, mesmo assim, deve dar um dinheirinho razoável no final das contas, na minha opinião.
Isso foi o que fez a diferença. Abriu caminho para o iMac, o iPhone e trouxe de volta a Apple ao cenário tecnológico. Fez com que o Safari fosse considerado como navegador de Internet sério. Terminou uma disputa judicial de anos com a gravadora Apple, dos Beatles. E colocou Steve Jobs como uma das pessoas mais influentes no mundo. Inovação é isso.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
O que é inovação ?
Postado por Skip às 8:03 AM
Marcadores: corporativo, tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário