quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Micro$oft acusada de infringir patente não poderá mais vender o Word

Este é um mundo muito maluco mesmo.

A Microsoft foi acusada de infringir uma patente referente ao XML e ao padrão usado no Word o Open XML. E a sentença do juiz: não pode comercializar o Word e como o MS-Office contém o Word, também deverá ser removido das prateleiras a partir de 12/out/2009.

A história é confusa, mas segundo a Computerworld, a i4i, empresa legalmente estabelecida no Texas, detém uma patente para: "Um sistema e método de manipulação separada da arquitetura e do conteúdo de um documento, particularmente para representação e tranformação de dados".

Ou seja, algum imbecil aprova uma patente que define praticamente qualquer coisa e as empresas de tecnologia passam a ser processadas por empresas que só querem ganhar dinheiro fácil. Eu nunca fui muito amigo das práticas comerciais da Micro$oft, nem sou fã dos produtos dela. Mas isso não é bom para o mercado de tecnologia.

Daqui a pouco, qualquer empresa que use XML para enviar/receber dados poderia ser processada por infringir a mesma patente.

Não me parece claro se a i4i quer só grana ou se tem outra motivação. Mas parece que a Microsoft vai ter muito trabalho para se safar desta.

UPDATE: e ainda vai pagar quase US$ 300 milhões de multa

Nenhum comentário: