sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A revanche de Marc Andreessen

Passaram-se 15 anos desde que Marc Andreessen perdeu sua guerra contra a Microsoft.

A Internet era então quase desconhecida e o Netscape Navigator, criado por Andreessen era O browser. Através do Netscape, milhões de pessoas começaram a ouvir falar de Internet, Web, email e outras coisas que hoje temos só foi possível pelo Pioneirismo dele.

A Microsoft, que entrou atrasada na Internet, recuperou terreno e a Netscape deixou de existir. Em 2004, o mesmo Andreessen à frente da fundação Mozilla lançou o Firefox, que hoje tem 23% dos browsers, derrubando a Microsoft da casa dos 90% para meros 68%.

Andreessen está agora levantando fundos para uma outra empresa, a Rockmelt.


Eles prometem revolucionar o mercado lançando um browser voltado para rodar aplicações on-line, esquentando a briga. Agora temos gigantes se digladiando por um novo mercado, ainda não completamente conhecido, que deverá ser o futuro do que fazemos hoje. O computador isolado está morto. Tudo o que faremos agora será na Web. Por isso, o browser se tornou tão importante.

Google, Microsoft, Apple. E correndo por fora a Mozilla, e agora RockMelt. Vejamos o que resultará desta nova guerra de browsers.

Nenhum comentário: