terça-feira, 6 de julho de 2010

Freakonomics Plus-Master-Mega-Fodástica

Um estudo da Universidade de Stanford diz poder prever os vencedores de uma Copa do Mundo com base no número de infecções de Toxoplasmose de um país. Qual a relação de uma coisa com outra ? Eu não faço a menor idéia.

Mas este "estudo" me fez lembrar do livro Freakonomics, que traz estatísticas e interpretações estatísticas muito interessantes, como por exemplo, a que diz que um traficante de Crack mora com a mãe. Ou a que lutadores de Sumô e professoras de Ohio tem comportamentos similares quando o assunto é o seu trabalho.

O estudo diz que das 25 seleções da FIFA, todas tem altas taxas de infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. E os 8 times que estão nas rodadas finais da Copa do Mundo 2010 são os que tiveram altas taxas de infecção.

A The Economist diz que a infecção pode provocar nos humanos algum traço de personalidade ainda não determinado. Sendo um parasita que se reproduz no estomago de felinos, nos humanos o parasita acaba indo parar no cérebro, e esta pode ser a razão de tantas vitórias no futebol. FREAK.

Nenhum comentário: