quinta-feira, 22 de julho de 2010

Direitos de propriedade digital

Vi no Twitter um post, que me levou a um blog, que remetia a outro blog e a discussão é super-pertinente ao anúncio da Amazon que livros digitais vendem mais que em papel.

A Bia Kunze do podcast Garota Semfio (veja link na sessão Podcasts) postou no twitter o link para uma discussão relatada no Blog Juris Tantum sobre o assunto Livros Digitais e o direito que o comprador tem de emprestar ou até dar seus livros usados para alguém.

Eu mesmo tenho uma dúzia de coisas no meu Kindle (que leio no Blackberry). E agora fiquei pensando: se meu filho quiser ler um dos meus livros ? Dou minha senha pra ele ? E se ele comprar alguma coisa com minha conta "Buy with 1 click" ?? Como vou saber o que ele está comprando ???

Neste mesmo blog, há links pra outra discussão sobre jogos, que foram comprados on-line e que não podem ser vendidos. Não seria a hora de reformular toda essa história de propriedade intelectual ?

Vejam que eu não faço apologia a pirataria. Muito pelo contrário. Tenho 132 DVD´s de filmes variados em casa, e nenhum deles é pirata. TODOS meus softwares domésticos são licenciados. COMPREI a licença do MS-Office 2007.  Tenho a Nota Fiscal. E eu não autorizo meus filhos a piratear jogos de Wii. Nem destravei o console.

Eu acho que o pequeno desenvolvedor/cantor/ator/escritor/artista só tem uma chance se usar dos meios digitais para distribuir seu trabalho. E todo trabalho deve ser remunerado. Mas eu também quero dar um livro de presente a alguém, ou mesmo emprestar. Precisamos rever as permissões para podermos fazer isso urgente.

Nenhum comentário: