segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Índice da Expectativa de Vida no Brasil - 6 anos

Apenas 6 anos. A expectativa de vida do João foi de 6 anos.

Um tal de João, brasileiro, solteiro, morava com os pais. Um dia numa saída de carro, foi arrastado como nos filmes de bang-bang que assistia com meu avô. Só que nos filmes, o mocinho era arrastado e depois, num ato de coragem, saltava sobre os bandidos, travava uma luta feroz e o Xerife chegava e prendia todo mundo. Nós não temos Xerife. Talvez se tivéssemos esse tal de João estaria vivo. Amarrado atrás de uma carroça (lembram do Collor, que chamou os automóveis brasileiros de carroças ?). Ele morreu aos 6 anos.

E o que é que tem ??? Foi só mais um João. De 180 milhões de habitantes, deve ter outro João no país. Por que se importar com este João ??? Ele não era importante. Não era político, não era filho de magnata, nem filho de bicheiro ou traficante. Ele era só mais um. Um João qualquer. E só tinha 6 anos.

Quantos "João" vão ter que morrer ??? Quantas mães vão dar depoimento no "Fantástico - o show da vida", falando da morte de seus filhos de 6 anos.

6 anos. Eu não lembro o que eu fazia aos 6 anos. Meus filhos eu lembro. Aos 6 anos estavam na escola, comigo levando e trazendo todo dia. Pra poder tomar conta deles. Eu com 6 anos ia no bar da esquina !!! Lembrei. Eu com 6 anos ia no bar, com uma moeda de 1 cruzeiro e comprava um saquinho de balas. Eu com 6 anos, corria solto na rua, brincando com outros "João" de 6 anos. E os carros paravam pra gente passar. E o bar só tinha a Dona Francisca, lavando os pratos do almoço, que a peãozada da fábrica largava na mesa. Não tinha traficante no bar. Não tinha crianças de 16 anos matando outras crianças de 6 anos.

Meus filhos estão acima da expectativa de vida do João. Mas aos 11 anos não sabem atravessar a rua, porque mal saem de dentro do apartamento, rodeados por alarmes e sistemas de vigilância. Eu queria que meu filho de 9 anos pudesse ir empinar uma pipa na rua. Eu queria não ter que me preocupar com "as crianças grandes" que chegam perto dos meus filhos. Pensando bem, queria que o João não tivesse morrido.... queria poder ver todos os "João" crescerem e envelhecerem. Que pena ! O João só tinha 6 anos....

Nenhum comentário: