terça-feira, 15 de janeiro de 2008

5 Maneiras de viver mais "verde"

É um fato. O planeta está morrendo. E somos os principais culpados. Precisamos fazer alguma coisa agora ou será tarde demais.

1) Mantenha seu carro em excelentes condições. Use transporte público autorizado. Ande mais a pé ou de bicicleta. Skate, patins também valem. Quanto menos poluirmos, melhor.

2) Só use a lavadora quando tiver roupa suja suficiente para enche-la. O mesmo vale pra secadora e lava-louças. É você já ouviu isso antes. Mas é importante repetir. E não esqueça de outras medidas para economizar energia elétrica, como lâmpadas fluorescentes, menos tempo no chuveiro e desligando da tomada o que não estiver usando.

3) Não use água engarrafada. Compre um bom filtro. Assim não há garrafas e garrafões de plástico jogados por aí. Use uma caneca pra café e água no escritório, evitando copos descartáveis.

4) Leve sua própria sacola ao supermercado. Leve um tupperware no restaurante se planeja levar as sobras pra casa. Menos embalagens, menos resíduos, menos energia gasta na produção das embalagens, menos petróleo consumido.

5) Plante uma árvore no quintal, na frente de casa (cuidado com os fios elétricos) ou em algum lugar próximo a você. Existem toneladas de dióxido de carbono na atmosfera (mal pra você) que as árvores trocam por oxigênio (bom pra você).

Um comentário:

Romir Paulino disse...

Pois é... a gente ouvi isto sempre e parece que para a maioria de nós acaba simplesmente entrando por um ouvido e saindo pelo outro...