terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Os 5 usuários que você encontra no inferno

Seguindo a idéia de coleções de 5 coisas, segue os 5 tipos de usuários que inspiram seres como o "Bastard Operator From Hell" (ou BOFH, para os íntimos), que espezinha, destrói, magoa e ferra com a vida de todos os usuários. Eu sempre procuro proteger os usuários das pessoas de TI que querem se vingar neles, pobres coitados. Mas de vez em quando um destes "usuários infernais" cruza seu caminho, e a tentação de mandá-lo para um lugar distante é enorme. Vamos a lista:

1) O Sabe-Tudo: é o cara que já desfragmentou o HD da máquina sozinho uma vez, e por isso, ele acredita piamente que sabe mais que qualquer um que passou 4 anos na faculdade. Ele se recusa a seguir as políticas e procedimentos da empresa e sempre acabam conectando um dispositivo que ferra a máquina e sobra pra você consertar o problema.

2) O Burrinho-atrás-do-teclado: é o cara que põe o Mouse embaixo da mesa e chama você pra ajudar com o "pedal do micro". Eu acho que no fundo, são seres carentes que precisam chamar a atenção dos outros. Dá mais trabalho que sua filha de 8 anos.

3) Sr. Manda-chuva: começa a frase com "Você sabe com quem está falando ?". Se auto-intitula Doutor, só não se sabe em que. Eles sempre ou tem muita pressa, ou um projeto importante, ou o maior cliente da empresa, ou o relatório dos acionistas. Sempre querem te fazer acreditar que fazem as coisas mais importantes da empresa, e que se você não atende-los rapidamente, você vai se lascar na vida e no emprego.

4) O Dedo-duro: sempre acham que a culpa não é deles. É sua. Se algo está lento, dizem que "esses caras de TI resolveram fazer teste no servidor hoje". Começam a conversa com a frase "tudo ia bem hoje de manhã. O que vocês fizeram na rede ?"

5) O "delinquente juvenil": tem dúzias de freeware instalados, 3 programas de Mensagem Instantânea, várias contas de e-mail pessoais e sempre usa um Proxy server pra passar por cima do firewall da empresa. Sabe alguma coisa sobre tecnologia e nada sobre segurança da informação. Acessa o Orkut de manhã até de noite.

Nenhum comentário: