quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Os 5 "hacks" mais legais de 2007

Pois é. Acabou o ano de 2007. E minha retrospectiva está aqui: os 5 "hacks" mais legais de 2007 não deixam dúvidas que segurança é um ítem permanente na agenda de qualquer pessoa. E não só segurança eletrônica.

1) Sistema de navegação do carro. Um exercçicio interessante apresentado para nós por hackers italianos. Eles invadiram o sistema de navegação dos automóveis que tem este dispositivo de fábrica e conseguiram influenciar itens como o ar-condicionado do carro e o sistema de som.

2) WI-FI Hijacking - usando rede sem fio, hackers americanos conseguiram se fazer passar por outra pessoa e acessar suas contas de emails. Através da conexão sem fio, puderam pegar os cookies mandados pelos serviços de email tipo Yahoo e puderam então "enganar" os provedores, assumindo outra identidade. Durante uma palestra sobre segurança...

3) RFID é uma tecnologia fantástica. Mas através de etiquetas de mercadoria com RFID, hackers ingleses puderam saber o tipo de carga dentro de um caminhão fechado e assim qualquer um escolheria que carga roubar, desprezando carregamentos de papel e localizando os aparelhos de TV-LCD ...

4) A bolsa de valores americana desenvolveu um protocolo para a programação de serviços via Internet. O problema é que hackers puderam usar o mesmo protocolo para acessar as transações da bolsa e monitorar todas as transações entre os acionistas e investidores.

5) O iPhone da Apple realmente trouxe várias inovações na interface homem-máquina. Pena que só uma operadora (a AT&T) está credenciada para servir o sinal. Hackers do mundo todo quebraram a proteção da Apple, permitindo que o telefone funcione até em países onde não existe a AT&T, como o Brasil, por exemplo. A Apple promete "fechar a porta", mas a pergunta é: fechar por quanto tempo ??

Nenhum comentário: