sábado, 17 de janeiro de 2009

Cloud Computing na tempestade

Só se fala na tal da crise. Enquanto fora do país existe uma crise mesmo, no Brasil o que vemos são alguns reflexos e medo. Medo sem mesmo uma razão fundamentada para ele.

Só que é nos tempos difíceis que a macacada põe a cabeça pra funcionar e descobre algumas coisas interessantes. No último trimestre de 2008, o "trimestre negro", enquanto todo mundo caía e pedia ajuda aos governos, o SaaS (Software as a Service) cresceu na casa dos 2 dígitos, como vinha crescendo desde 2007.

Para que eu comprar software caro, manter datacenters operando 24x7, preocupado com segurança, gente certificada pra tomar conta, consultores caros pra dar manutenção no software, se eu posso alugar ???

Esta filosofia fez da salesforce.com uma empresa de 1 bilhão de dólares em 2008. E a crise não a afetou, muito pelo contrário. Ela ganhou muitos novos clientes, que precisavam investir em software de CRM e preferiram alugar. O modelo SaaS.

E o Mark Benioff, CEO da salesforce.com, aposta agora em fundir o software de CRM deles com as populares "redes sociais". Isso sim é CRM 2.0. É na tempestade que apuramos nossos sentidos. É sob perigo que a adrenalina flui e nos deixa mais fortes, ágeis e preparados para lutar. A Salesforce.com vai muito bem rumo ao segundo bilhão.

Nenhum comentário: