sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Raça e Sociedade

Esta história de cotas raciais é a mais absurda e estapafúrdia idéia que eu já vi.

Pra começo de conversa, a Constituição diz que todos são iguais perante à lei. Mas acho que tem alguns mais iguais do que outros.

Depois, estão atacando a ponta errada do problema. Se o ensino fundamental público fosse de qualidade, não precisaríamos ter cotas raciais na faculdade, porque todos teriam a mesma chance. Ou seja, "basta" oferecer educação de qualidade.

E educação decente resolve os problemas das empresas. Agora vem o governo e me empurra uma obrigação de contratar negros. Supondo que seriam eles dessa massa sem educação básica, eu, como empregador, seria obrigado a contratar um "bando de burros" para trabalhar na minha empresa. Pessoas que são despreparadas porque foram abandonadas pelo governo lá no ensino fundamental. Eu, empresário, seria então obrigado a resolver as mazelas do governo.

E como fica a competitividade da minha empresa perante a meus concorrentes na China, na Índia, Nos Estados Unidos ? Agora somos um país inserido no mundo, pelo menos o Presidente da República disse isso no discurso em Copenhagen, para ganharmos a disputa pelas Olimpíadas de 2016, no Rio. Se somos um país inserido na economia global, DEVEMOS ser competitivos. Como ser competitivos usando mão-de-obra despreparada ???

Se eu sou obrigado a contratar esse suposto "bando de burros", despreparados não por culpa deles, mas sim, do próprio governo, eu terei uma tendência a "encostar" essas pessoas em funções pouco importantes. Aumento meu custo e fico por isso, menos competitivo.

Mas o maior problema será a discriminação que esse regime de cotas irá impor à cultura. Coisas do tipo "você só tá aqui por causa da cota" serão comum. e como fica isso ? Por que criar mais um motivo para que nós sejamos racistas ? Puta idéia estúpida essa...

Nenhum comentário: