segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Vazamento

O maior segredo industrial, tirando a fórmula da coca-cola, vazou na Internet.

O código fonte do sistema operacional Windows 2000 e Windows-NT da Microsoft foi publicado na forma de arquivos na Internet. Informações dão conta que 30000 arquivos contendo algo em torno de 13 milhões de linhas de código estão sendo propagados na Internet.

O maior impacto pode ser através de uma horda hacker. Partes do código do Windows que podem ter vazado são do Gerenciador de Tarefas. Isto é parte do Kernel (núcleo) do sistema e se bem usado por um hacker, pode comprometer toda a segurança do Windows, permitindo que acessem o computador sem o conhecimento do usuário.

E vai sobrar para uns coitadinhos duma empresa chamada Mainsoft. Uma análise do código que está circulando pela internet mostra que ele foi usado pela Mainsoft para criar o programa MainWin. A empresa do Vale do Silício teve acesso aos códigos do Windows entre 1994 e 2001. A Mainsoft disse que vai cooperar com a investigação. Por outro lado, a empresa alega que a menção de seu nome não significa necessariamente que ela seja a responsável pelo vazamento.

Apesar de haver a suspeita contra a Mainsoft, a companhia de Bill Gates acredita que o problema com o código-fonte não está relacionado a um projeto da empresa conhecido por Iniciativa de Código Compartilhado. Esse projeto permite que pesquisadores, clientes importantes e parceiros comerciais conheçam o código e desenvolvam softs que serão usados junto com o Windows. - trechos da Folha on-line.

Nenhum comentário: