sexta-feira, 11 de agosto de 2006

25 anos do PC - (longo)

Em 12 de agosto de 1981, a IBM lançou oficialmente o computador pessoal.

Era uma nova revolução que começava, mas na época, ninguém sabia ainda onde isso ia parar. Hoje em dia, o PC é praticamente indispensável na vida cotidiana, a ponto de iniciativas como a da OLPC serem mais do que importantes, serem essenciais.

Você só lê este Blog porque usa um PC. Longe dos PC's de 25 anos atrás, o seu provavelmente pesa 1,5kg e é alimentado por uma bateria.



O PC de 25 anos atrás vinha com 512Kbytes (512.000) de memória. O de hoje vem com 512Mbytes (512.000.000). Isso na média, porque máquinas como a minha, tem 2 Gbytes (2.000.000.000). Em 25 anos o salto tecnológico foi abissal.

Saltamos um abismo que separava a tecnologia das pessoas comuns. Tecnologia era para labaratórios de pesquisa, trancados em instalações militares (que deu origem à Internet). E hoje tecnologia é diversão. É pra colocar na sala de estar, na sua casa, e aproveitar junto com os amigos.

Mais do que uma revolução tecnológica, o PC em seus 25 anos de história, provocou uma revolução cultural. Uma revolução social. E se transformou numa ferramenta de comunicação, mais do que uma ferramenta de computação. Hoje passo 75% do meu tempo em frente ao PC me comunicando. E-mail, telefonia VOIP (Skype), Instant Messaging (MSN), blogs, podcasts, webinars, forums, listas, apresentações. Outros 20% produzindo texto e idéias (software de mapas mentais). E só 5% do tempo, processando dados ou computando (calculando) alguma coisa.

Nesses 25 anos, passei do Mainframe ao PC. Saí do local trancado para a mesa do escritório. Nesses 25 anos, o PC mudou o mundo. Mais do que a TV, mais do que o telefone (incluindo celular), mais do que o radio. E o PC continuará mudando o mundo. Pelo menos nos próximos 25 anos.



Este é o próximo passo. O computador para a "sala de visitas", que você pode ainda levar para o quarto, a cozinha ou para a casa dos avós dos seus filhos. Tem 2 Gbytes de memória, 240 Gbytes de disco e reproduz/grava DVD's. Vem com modem, placa de rede (e placa de rede sem fio opcional). Tem bluetooth (para comunicar com os outros aparelhos da sua sala) com alcance de 10 metros. E controle remoto, para assistir DVD's na tela de 20.1 polegadas. Feito para a sua sala.

Nenhum comentário: