segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Futurologia

O post sobre os 25 anos do PC me fizeram lembrar com saudades do mainframe, do Windows 2.0 e do MS-DOS 6.22.

Velharias, eu sei. Mas acho que a saudade é a da mocidade. Eu era jovem e arrojado. Trabalhando onde sempre sonhei trabalhar... uma sala cheia de luzes e botões, fazendo ruídos estranhos. Assim eram os mainframes.

Em casa, eu tive um Apple-II, um sinclair (com processador Z-80), um Amiga, um PC, um PC-XT, um PC-AT, um 386-SX, um 486-DX2, um pentium MMX, um Pentium-II e um Pentium-IV. Agora estou com um Athlon.

No trabalho, o servidor é multiprocessado, 4 Gigas de RAM e 1.2 Terabytes de disco. O servidor principal da empresa tem 384 processadores RISC, 64 Gigabytes de RAM e 600 Terabytes de disco. É o bom e velho mainframe, mas modernizado.

Hoje é possível ter um poder absurdo de processamento na palma da mão (será que Palm tem algo a ver ?). E ainda mais poder se pensarmos em Grid Computing. Coisas que eram impensáveis 5 anos atrás são possíveis hoje. E o que será possível daqui a 5 anos ??? Será um mundo maravilhoso, desde que nós conseguirmos evitar de destruir o planeta ANTES de 5 anos. Guerras, poluição e destruição. A tecnologia não sobreviverá sem um planeta hospedeiro.

Nenhum comentário: