terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra

Como o mundo da tecnologia da informação pode contribuir:

1) Virtualização e consolidação -> tecnologia "da moda". Virtualize o que for possível. Virtualizar significa colocar mais serviços numa mesma máquina. Sendo assim, teremos menos consumo de energia, não só da máquina em si, como também dos sistemas de resfriamento. Um datacenter cheio de computadores gera MUITO calor. Menos máquinas, menos energia gasta em ar condicionado.

2) Sistemas de refrigeração mais inteligentes, que consumam menos e refrigerem mais, sem poluentes jogados na atmosfera (livre de CFC). A Sun Microsystems bolou um método onde os servidores todos ficam alinhados, soltando calor sempre do mesmo lado, permitindo que um único duto de ar condicionado resfrie todos de uma vez.

3) Meça e otimize -> utilize métricas e objetivos constantes de redução de consumo de energia, por exemplo, economizando dinheiro pra empresa e protegendo o meio ambiente. Cumprida as metas, realinhe e proponha novo objetivo de redução, não só nos servidores ou no datacenter, mas estenda isso para cada PC da empresa.

4) Deduplicação de dados -> algoritmos de compressão mais "inteligentes" permitem armazenar mais dados nos mesmos discos rígidos. Além disso, menos fitas de backup (ou DVD's) são necessárias, diminuindo a necessidade de produzir plástico, e o pior, descartar o plástico usado das fitas antigas.

5) Procure incentivos para troca de hardware antigo. Vários fabricantes hoje se oferecem para re-comprar seus equipamentos antigos, dando descontos na compra de novos equipamentos mais eficientes no consumo de energia e geração de calor.

Feliz Dia da Terra.

Nenhum comentário: