Uma das coisas que mais incomodam os departamentos de TI no mundo todo é o chamado "Shadow IT", ou o lado negro da força, como eu costumo dizer.
Os usuários que conhecem tanto ou mais que o departamento de TI e atuam na empresa instalando seus próprios programas, hardware e etc. Ainda lembro da primeira versão de rede sem fio do escritório, onde usuários acessavam a Internet de seus Palms, sem que o departamento de TI soubesse, expondo a rede interna.
Usuários que tem planilhas de Excel sinistras, aplicações em Access e fazendo uso de outras ferramentas de software que o TI nunca ouviu falar. Coisas como mapas mentais (Mindmanager), Publisher (este está no office, mas o TI não dá suporte a isso).
Pois bem. Ao invés de censurar e reprimir (algo difícil de fazer), o gerente de TI hábil deveria se aliar. Deixar os caras construirem suas aplicações malucas. Quem mais hábil do que o próprio usuário para saber o que ele quer que a aplicação faça para ele mesmo ??? Mas coloque os prós e os contras. Explique seus motivos, mas procure a ajuda deles. Seus usuários ficarão mais felizes e importunarão menos, tornando-se seus "parceiros de negócio", ajudando você como gerente, a dispor melhor dos parcos recursos à disposição.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Shadow IT
Postado por Skip às 1:38 PM
Marcadores: corporativo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário