sábado, 24 de janeiro de 2009

Mac completa 25 anos

Foi logo depois do SuperbowlXVIII. Fevereiro de 1984. O Macintosh chegava ao mercado trazendo pela primeira vez o mouse e a interface gráfica para a vida das pessoas.

O conceito era "O computador que até minha avó consegue usar". Precisamos lembrar que na época o mundo ainda estava atordoado com o PC da IBM, que em 1981 trazia pela primeira vez um sistema operacional para um computador pessoal. Você precisava conhecer comandos como DIR, COPY, CD para poder usar. Mas era mais fácil que programar seu computador para ele fazer o que você quisesse e tinha alguns programas prontos como o WordStar e o Lotus123.

O Mac trouxe a imagem. A cor. O som. A facilidade de uso. E forçou a toda-poderosa IBM e a sua ainda parceira Microsoft a inventarem o "Windows" e o OS/2. O Mac trouxe inovação e projetou a Apple no cenário mundial, sob o comando de Steve Jobs. Época boa. Vejam o vídeo da demo do Steve e do Mac.

Hoje a Apple ainda está no cenário, com uma linha simples de produtos, com vendas consistentes. Hoje o Macbook Air é o modelo mais conhecido, mas a Apple vende 2 vezes mais iPhones e iPods do que Macs. O que será do futuro do computador pessoal que revolucionou tudo e tornou possível o que conhecemos hoje como computação pessoal ??? Um iNet ?? Pra que se o iPhone acessa a Internet ??? Um iRobot ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh muito engraçado escutar a reação do publico ao ver o video da demonstração do mac. Eh tão simples aquela apresentação comparada ao q temos hj em dia.