quinta-feira, 30 de julho de 2009

Wolfram-Alpha e a propriedade intelectual na Internet

Ventos novos passaram a soprar depois do site Wolfram Alpha. Um mecanismo de busca diferente, com sistemática própria. Diferente de Bing, Google e Yahoo!.

Agora, não é o modelo de dados usado que mais me impressiona. E sim, o conceito todo da coisa. O Wolfram-Alpha alega que "cria" dados novos à medida que você pede por eles. Por isso, copiar e colar é negado no site.

Um exemplo de comparação: no Wolfram-alpha, ao entrar com "San Francisco New York elevation", você recebe um comparativo dizendo que a cidade de san Francisco é 60% mais alta que a cidade de Nova York. Esta mesma frase no Google resulta em toneladas de páginas contendo anúncios de passagens aéreas, restaurantes em Nova York e um comentário sobre um Estúdio de Pilates em San Francisco.

Trocando em miúdos, a alegação é que cada resultado do Wolfram-alpha tem Copyright, como se fosse um artigo de revista ou pesquisa científica e qualquer uso sem mencionar isso viola os direitos de licença de uso do site.

A pergunta é: poderia ser o resultado produzido por um software, sujeito à direito autoral? Seria o software um ser que "criou" algo único? Uma produção gerada por computador, genuína e autêntica, poderia ser digna de um prêmio Pulitzer de literatura ? O computador vai ficar Senciente e criar a Matrix ?

Nenhum comentário: