quinta-feira, 13 de maio de 2004

Segurança de dados

Recebi um boletim da VNUNET o boletim semanal sobre segurança.

O cara descreve uma cena que está ficando comum também na Brasilândia: o acesso remoto. A história é a seguinte: o cara está num vagão de trem superlotado, indo para Londres numa manhã para trabalhar. Enquanto um dos passageiros fala ao celular sobre trair a esposa, outro passageiro sentado à sua frente abre o laptop e conecta-se na rede da empresa. Enquanto isso, ele fica dando uma de papagaio de pirata e fica olhando por cima do ombro do cara como ele conectou e qual a senha que ele digitou. Simples assim.

Mobilidade é algo fantástico. Adoraria poder chegar no escritório de manhã com todos os 40 a 50 emails diários respondidos e os milhares de spams recebidos durante a noite deletados. Pouparia uma hora de trabalho para coisas realmente importantes como ler as notícias e publicar neste blog.

O problema é que esquecemos alguns procedimentos básicos de segurança. Temo que se alguém ligar pro escritório com uma conversa mole qualquer, pedir a senha do usuário que está falando com ele, o usuário acaba falando. Ou mandamos dados como números de documentos no email. Segurança começa pelos nossos hábitos. Quantas vezes você olhou pra trás antes de digitar a senha do cartão no caixa eletrônico ???

Nenhum comentário: