segunda-feira, 5 de julho de 2004

Futebol, eu ???

Meus pais vieram almoçar em casa neste final de semana. E apesar de não gostar de futebol, assisti a final da Euro. Portugal X Grécia. O mais curioso foi ver o jogador grego comemorar quando a bola saiu pra escanteio. No único escanteio grego na partida, eles decidiram.

Depois fomos assistir a Santos e Corinthians. Que diferença !!! Parecia joguinho do São Bernardo FC contra o Estrela de Mauá. Aliás o São Bernardo ganhou do Estrela por 4 a 2. Só soube do resultado porque meu vizinho joga no São Bernardo.

Mas voltando ao jogo da Grécia contra Portugal, o interessante foi assistir os gregos chegarem na área em 3 toques na bola. Nas raras vezes que os Gregos pegaram na bola, criaram as mesmas oportunidades que Portugal, que deve ter tido posse de bola 80% do tempo. Sempre com os toquinhos de lado, estilo jogo da seleção brasileira. Toquinho pra cá, toquinho pra lá. Inversão de jogo, volta pra trás, começa de novo, pára e dribla, perde a bola.

O futebol passou a ser um jogo mais rápido. Me lembrei da seleção de Camarões. Ou da Coréia. Ou Japão. A filosofia é a seguinte: já que não temos habilidade, corremos mais que os outros e nos posicionamos melhor em campo. Chutamos pra frente e temos 3 correndo atrás da mesma bola. Ao contrário do jogador brasileiro, que fica plantado feito uma Palmeira (sem ofensas) esperando a bola chegar, pra ele matar no peito e chutar pro gol. Quando a bola não chega......

Nenhum comentário: