sexta-feira, 2 de julho de 2004

Google está sendo processado por causa do Orkut

da Folha Online

O Google disse nesta quarta-feira que está sendo processado pela Affinity Engines, por causa do Orkut, comunidade virtual de relacionamentos criada por Orkut Buyukkokten, engenheiro turco que trabalha para a companhia.

Segundo a Affinity, o código desenvolvido pela empresa foi roubado e empregado no desenvolvimento do site de relacionamentos. Buyukkokten supostamente teria roubado o código quando trabalhava na Affinity.

A empresa diz ainda que o engenheiro turco prometeu não criar uma rede de relacionamentos quando fosse trabalhar para o site de buscas.

A resposta oficial do Google é que as alegações não têm fundamento. Segundo representantes do site de buscas, a Affinity não apresentou nenhuma prova de que o código-fonte usado no desenvolvimento do Orkut é roubado.

"Pedimos para que a Affinity permitisse a avaliação de um especialista isento para comparar o código dos dois programas, mas a companhia rejeitou a proposta", afirmou o Google, em comunicado.

O Orkut --que ainda está em fase de testes-- foi lançado em janeiro deste ano e atualmente é dominado pelos brasileiros. Nesta quinta-feira, estatísticas do próprio site informam que 34,83% dos cadastrados no serviço são brasileiros, enquanto 27,37% são norte-americanos. Usuários do Irã, Índia e Estônia vem logo em seguida.

Para entrar no Orkut, os internautas não podem simplesmente se cadastrar no sistema. É preciso receber o convite de um amigo para poder ingressar na comunidade.

Os mais ansiosos em conhecer as novidades tecnológicas podem comprar convites para entrar no site de relacionamentos, que estão à venda em páginas de leilões on-line, como o MercadoLivre.

Nenhum comentário: