segunda-feira, 14 de março de 2005

As oportunidades que a vida oferece.

Cada um é cada um. E isso não muda dependendo das oportunidades. Embora duas pessoas tenham as mesmas oportunidades na vida, algumas aproveitam a chance e outras não aproveitam, ou o que é pior, não podem aproveitar.

Há muitos anos atrás, um amigo e eu ?ganhamos? uma bolsa de estudos numa escola de inglês. O acordo era o primeiro ano somente material didático e depois do primeiro ano, pagaríamos o preço normal. Este amigo, embora pudesse, não desejou fazer inglês. Eu iniciei o curso, mesmo sabendo que após o primeiro ano, eu não teria condições de continuar, porque não haveria dinheiro diponível.

Muito bem. Devido a estar cursando inglês, acabei sendo escolhido para uma outra divisão da empresa onde trabalhava, divisão esta que crescia a uma taxa muito maior do que o resto da empresa e por isso, novas oportunidades de promoção apareceram. Após o primeiro ano, eu já tinha sido promovido e podia pagar o curso de inglês sem problemas.

Ao final do curso, me convidaram para um estágio nos Estados Unidos para aperfeiçoar meu inglês. Não pude ir. Os outros alunos do curso que foram, logo conseguiram empregos melhores que o meu em empresas estrangeiras.

Meu amigo que não quis cursar inglês, continua trabalhando em empregos de pouca expressão e remuneração. Quanto a mim, que não pude viajar, acabei seguindo outras oportunidades e hoje trabalho em empresa estrangeira, exercendo um papel importante e expressivo, o que se traduz em uma remuneração confortável, que me permite um lugar para viver e um carro para a família.

As oportunidades estão aí. Basta um pouco de vontade. E mesmo quando você está incapacitado de perseguir uma oportunidade, outras acabam aparecendo e cabe a cada um escavar novas oportunidades e agarrar as boas oportunidades assim que elas aparecem.

Eu sinceramente acredito que não existe esse negócio de ?faltou oportunidade?. Para mim, faltou é vontade. Faltou motivação. Mas acham que eu falo só com o conhecimento de causa do lado dos mais favorecidos ? Vejamos uma doméstica que conheço. Tem 4 filhos e marido vagabundo pra sustentar. Tem 2 netos da filha mais velha, que acabam morando junto. Pois ela foi atrás do bolsa família, colocou os moleques mais novos na escola. Foi atrás de aparelho ortodôntico gratuito para o netinho. Conseguiu que os filhos estudassem em 2005 numa escola pública modelo, tipo escola pra inglês ver, o que já faz muita diferença em termos de escola pública.

A escola divulgou as vagas. Oportunidades iguais. Levaram 3 meses para preencher todas e isso porque divulgaram de novo. Falta de vontade para ir atrás da oportunidade.

Esse é o problema, na minha opinião. Falta querer. Falta vontade.

Nenhum comentário: