terça-feira, 1 de março de 2005

A Nova Geração

Minha filha me pediu um iPod de presente. Eu sonhava ter um walkman.

Aliás, o meu walkman pesava 1 kilo e se assemelhava a um bloco de construção, desses de concreto, cinza mas talvez mais fino um pouquinho. Eu o ganhei aos 12 anos de idade. Minha filha vai fazer 9.

Ela ouve Capital Inicial. Eu também ouvia. Ela pode levar essas geringonças high-tech para a escola. Eu não podia levar nada pra escola.

Claro que eu não quero que minha filha use Conga e meu filho Kichute, mas também não precisava do celular e do MP3 player. Putz !!! Lembrei do meu tênis quadriculado.

Mas essa geração está tão acostumada com tecnologia, que nascem sabendo clicar um mouse. O filhinho do meu vizinho, de 2 anos, brinca com meus filhos no computador e já sabe que clicando no mouse, o coelhinho "fala" com ele.

Eu trabalhei com cartão perfurado. Fita magnética e impressora vieram depois. Eu sou do tempo que telex era uma maravilha tecnológica. Um assombro. E nós tínhamos terminais de telex ligados ao Mainframe, que rodavam transações CICS, acessando o Banco de Dados da empresa no escritório central. Faziam consultas de estoque e análise de crédito dos clientes. Era fantástico.

A nova geração vai usar computador de bolso, comandado por voz e estar na Internet 24 X 7. Para os não-familiarizados, 24 horas, 7 dias por semana. Telefone pra que ? Eu já conto nos dedos as ligações que faço / recebo. O pesado da minha comunicação é email e Instant Messaging. Recebo uma base de 200 emails / dia. Filtrando os spams e as outras pragas virtuais, ainda me sobram 85 a 90 emails diários. A outra metade do meu dia vai no Instant Messaging. Sem contar MSN e ICQ (o Software da empresa para comunicação instantânea só funciona dentro da rede), passo 40% do meu tempo teclando com o pessoal da empresa. Tiro dúvidas, passo instruções para meus funcionários, discutimos projetos e muito mais, tudo via mensagens instantâneas. Muito mais rápido e barato.

Nem quero ver quando minha filha descobrir o MSN, o Orkut e o email.

Nenhum comentário: