segunda-feira, 7 de abril de 2008

Bizarrices na carreira profissional

Com meus 25 anos na área de Informática, sempre vi um pouco de tudo. E fiz também um pouco de tudo. Fui fitotecário e Scheduller. Profissões que "morreram", com a introdução de novas tecnologias, que vieram substituir estes empregos por softwares.

Mas agora as novas tecnologias e o uso que se faz delas está criando funções mais bizarras. Especialista de Dados, por exemplo. Uma pessoa que só faz cadastro. Alguém pode pensar que esse é um digitador de luxo, mas é muito mais do que isso. Com a complexidade que vivemos hoje, clientes globalizados, aliqutas de imposto de importação e coisas mais específicas, como CNPJ e CPF, ter um especialista de dados na empresa não é luxo. É necessidade.

E que tal Especialista em Regulamentos ? O cara que ajuda o pessoal Especialista de segurança de rede e o especialista de dados, pra ver se tudo o que fazemos não viola nenhuma lei ou regulamentação da indústria.

Chief Delivery Officer - para ambientes de produção extremamente complexos, colocar um software novo pra funcionar pode não ser tarefa fácil. Chief Process Officer - para gerir processos complexos.

E mais: o profissional de TI pode nem mesmo trabalhar na área de TI. Ele pode trabalhar em marketing, por exemplo. Sendo o Administrador do Servidor de Videos. Ou ainda na área de vendas, como um Administrador de Pedidos Web. Que tal ?

Novas carreiras começam com o novo século. E se consolidam cada vez mais, se fazendo presentes em empresas grandes e pequenas, em indústrias novas como Biotecnologia ou tradicionais como fábricas de automóveis. O mundo é redondo e gira, como costumo dizer sempre que se fala em mudanças. Nada fica parado no mesmo lugar. Mudanças são sempre constantes. Esteja preparado para quando acontecerem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso me lembra um comentário que era um dito popular na época...a Informática surgiu para criar problemas que antes não existiam...