quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ferramentas de segurança (grátis)

Hoje em dia a Internet é um mundo selvagem. Sua natureza aberta (e DEVE ser assim) permite que pessoas "do mal" abusem disso. E abusam da inocência de alguns para atingir muitos.

Minha lista básica de ferramentas de segurança inclui:

Antivirus -> Use o Avast Antivirus. É leve, fácil de usar e tem uma versão Home Free.

Antispyware -> Além do AD Aware e do Spybot, tem o HijackThis da Trend. Cobre pontos que o AD Aware e o Spybot (que na verdade devem ser usados em conjunto) não cobrem. Provávelmente tenha que se usar os 3.

Rootkits -> Rootkits são ferramentas que exploram sua máquina sem você saber, dando acesso à sua máquina para hackers de qualquer lugar. O BlackLight Rootkit Eliminator procura por processos escondidos na sua máquina, protegendo você desta ameaça.

Firewall -> O que vem com o Windows não é tão bom assim. Comodo Firewall Pro, deixa você mais tranquilo.

Privacidade -> Para manter a privacidade de onde vc navega, CCleaner faz 2 coisas: mantém seus rastros fora do computador e mantém sua máquina livre de tralhas desnecessárias, como arquivos temporários não necessários, arquivos de log do windows sem uso e coisas assim.

Além disso, recomendo que navegue usando o Firefox (menos vulnerável que o Internet Explorer), e se o fizer, sugiro que use nas Opções de Segurança, a proteção contra malware, onde o Firefox avisa se encontra código malicioso embutido em alguma página por onde navegue.

Cuidado. Seja sempre atento quando navegar. Só aceite pessoas no MSN que vc tenha certeza que conhece, preste atenção no comportamento do site do banco, use Paypal para seus pagamentos na Internet, evitando distribuir o número do seu cartão de crédito por aí e desconfie de promessas milagrosas, admiradores secretos e emails do governo. Eles tem seus dados, mas nem sempre usam isso pra entrar em contato com você.

Nenhum comentário: