sábado, 9 de abril de 2005

10anos da Internet Brasileira (Comercial)

A Internet brasileira completa este ano 10 anos. Parece que foi ontem que você não tinha email, não conseguia falar com seus amigos no exterior (a menos que fosse milionário e pagasse a conta do telefone) e não podia ver o fotolog dos amigos dos filhos do Lula, zoando em Brasília, com despesas pagas pelo governo.

E cada vez mais mudamos ou precisamos mudar nossos hábitos e linguagem para podermos continuar "inseridos" no mundo. Virtual e real. Afinal de contas, qualquer criança com mais de 6 meses sabe o que é "clicar". Qualquer criança com mais de 1 ano tem sua conta de email (que aliás, perdeu o "-" e virou palavra do dicionário). Qualquer criança com mais de 2 anos tem seu ICQ, bloga na Internet e aprendeu a digitar antes de aprender a falar. Coisa que a Interface por Voz vai mudar logo, logo.

Mas e se a gloriosa Internet parar de funcionar ?

- Como assim ?? . Pensa você que a Internet não está sujeita a falhas ? Sim. É um bem amplamente disponível, do Oiapoque ao Chuí. MAS, se existem apagões, porque não "Falhões" ? Ou Colapsões ? Afinal, energia elétrica é também amplamente disponível e falha de vez em quando.

A Internet é composta por milhares de servidores ao redor do mundo. Um cataclisma conseguiria tira-la do ar por completo, mas e se os sistemas telefônicos falharem ? Ou os satélites ? Ou mesmo os super-servidores ? O que fazer ?

Veja 10 possibilidades.

1 - Entrar em Pânico. Chore e corra pelos corredores do escritório. Ou pegue seu carro e vá pra casa, checar se lá o acesso está normalizado. O pânico é uma reação de defesa que possibilita a você um estado mais alerta do que o normal e o ajuda a solucionar problemas, enfrentar situações perigosas ou suportar grandes perdas, como um braço ou o acesso à Internet.

2 - Encontre um telefone. Os computadores pré-históricos tinham acesso à Internet por uma linha telefônica comum, conectada a um dispositivo chamado de "modem". Será tão lento que será mais fácil ligar pros seus amigos e checar se a Internet voltou a funcionar. Ou ainda use o telefone e chame 192 para pedir uma ambulância e se jogue pela janela.

3 - Use seu computador de reserva. Aquele velho PC 486 deve ter um modem nele. Ou seu notebook. Você pode levá-lo até a casa de um amigo que tenha Internet funcionando. Ou ligar em rede com o computador do seu amigo. Ou ainda ir a um cybercafé e tentar acesso a rede de lá.

4 - Se você é como eu e não tem um computador de reserva, você pode instalar um jogo. Claro que não é o mesmo que um jogo hiper dinâmico via Internet, mas uma partidinha rápida de Sim City ou Flight Simulator pode manter você ocupado até que a conexão volte.

5 - Faça manutenção de rotina no seu computador. Limpe seus arquivos, organize sua coleção de fotos pornográficas, seus arquivos de música MP3.

6 - Ligue uma TV ou rádio. Seus pais devem ter uma TV na sala de estar. É uma caixa de plástico com uma tela, parecida com os antigos monitores coloridos, antes do cristal líquido. Ela recebe imagens, como os vídeos que você costuma ver na Internet, mas sem possibilidade de interagir, já que é uma transmissão "de mão única".

O rádio é ainda mais antigo que TV. Ele recebe música (sem possibilidade de escolha) ou fala sobre previsão do tempo, notícias locais e quem sabe, pode avisar quando seu serviço de Internet vai voltar a funcionar.

7 - Leia. As pessoas costumavam ler "livros" ou "revistas", em um meio impresso previamente. Alguns e-books podem ser encontrados em papel e podem ajudar você a passar o tempo. Se ler não funciona pra você, tente cozinhar ou praticar jardinagem.

8 - Saia na rua. A idéia de sair da frente do seu computador parece extrema, uma medida desesperada, mas pode ser uma boa idéia. Procure encontrar um amigo sem Internet e conversem "ao vivo". É, um em frente ao outro. Vocês podem aproveitar pra descansar os dedos e trocarem "mensagens" via voz. Infelizmente não vai ser possível salvar o "bate-papo". PS: cuidado com a exposição ao Sol. Sua pele não está acostumada.

9 - Passe um tempo com sua esposa. Ou quem sabe, se você conseguiu algum tempo com ela antes, com os seus filhos. Uma idéia é "discutir a relação". Garanto que isto vai durar horas e você não vai perceber o tempo passar enquanto a Internet está fora.

10 - Use um CD da AOL. Para cortar os pulsos. O serviço é tão ruim que é melhor o suicídio do que instalar esta porcaria.

Texto baseado no original em http://www.thetoque.net

Nenhum comentário: