segunda-feira, 25 de abril de 2005

Deseducação

Chocante ler este post do idéias mutantes.

Chocante pra mim, claro, que estou envelhecendo rápido. O que mais me chocou foi ver que ser deseducado é que é normal no nosso país. Por isso nada funciona.

Já vi nos USA da vida, cidade inteira sem semáforos. Só tem placa de pare. E o povo pára. De verdade. Faixa de pedestre é respeitada, ninguém ultrapassa o limite de velocidade e não estacionam em lugar proibido. E sem precisar de guarda ficar olhando.

Uma vez tava voltando de um jantar com um gringo numa terça-feira, eram 23:30hs, ninguém na rua. O cara parou numa esquina onde tinha uma placa de pare. Olhou pros 2 lados e daí sim seguiu. Não aguentei de curiosidade e perguntei porque diabos o cara parou tão tarde numa esquina. Ele me disse porque alguém está pensando na minha segurança e colocou um aviso de PARE. Fiquei pensando a respeito. Até lembrar que no Brasil, se parar, perde o carro ou até mesmo a vida.

Difícil ser educado numa sociedade que valoriza o não-educado. Complicado fazer o certo, quando é mais difícil.

Nenhum comentário: