terça-feira, 12 de abril de 2005

Tempo e espaço

Eu escrevi sobre 10 anos de Internet. Como quem escreve "ontem o papa morreu". Aliás, o papa morreu fazem 10 dias.

O tempo passa muito rápido. Minha filha completará 9 anos semana que vem. Parece que foi semana passada que ela usava fraldas e dizia "pá-pái".

Eu trabalhei com cartão perfurado. Programava em COBOL e os usuários acessavam terminais burros, com CICS. Internet ? Meu primeiro acesso à "rede", foi acessar o teletexto para ver cotações da Bolsa, pro diretor da empresa. Cara, email não existia. Passávamos um telex.

E hoje eu olho uma penca de gente achando que Orkut é novidade, e então me lembro do BBS, que fazia a mesma coisa, só que a 10 anos atrás.

Agora, o espaço é lento. Meu pai mora no mesmo lugar a 20 anos. E em frente a casa dele tem um terreno baldio, onde eu e outras crianças brincávamos e agora crianças vão lá pra curtir um beck.

O espaço demora pra mudar. Meu prédio já está sendo pintado a 4 meses. Passo todo dia pelo mesmo buraco na rua. Cruzo com os mesmos carros na rua porque todos saem ao mesmo tempo. Povo unido estes paulistas. Fazem tudo junto. Saem no mesmo horário, viajam nos mesmos dias e vão para os mesmos lugares. O espaço é sempre o mesmo.

Mas o tempo é dinâmico, instável e constante. Eu cada vez mais consigo entender o espaço-tempo. O espaço-tempo do Albert. O espaço-tempo do Stephen. Conceitos antes difíceis são cada vez mais óbvios. E fora do campo teórico da física. Na vida, no dia a dia. A física quântica mudará a vida diária das pessoas.

O espaço-tempo já tem ele mesmo 100 anos....

Nenhum comentário: